sábado, 30 de junho de 2007

Defesa do Benfica, Parte II

Tal como eu tinha dito aqui, estava a faltar um central ou lateral direito. Aí está ele: Sretenovic, sérvio de 22 anos, vindo a custo zero do RAD Belgrado. O jogador não tem, no entanto, presença assegurada no plantel. Vai fazer a pré-época e tentar convencer o Engenheiro.
Para já fica uma dúvida: será que este central de 1,92m, vindo da 2ª divisão da Sérvia será tão superior aos jovens portugueses Amoreirinha e José Fonte, "despachados" para a Roménia? Esperemos que sim...

PS: Se anderson sair, continuará a faltar um central...
PPS: A análise ao meio-campo e ataque do Benfica seguem em breve.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Oi

Este é o meu primeiro post neste blog, por isso começo por cumprimentar todos quantos o visitam.

De seguida passo a uma apresentação, para quem já me conhece dos fóruns não é novidade, sou um apaixonado do futebol e da F1, e deverá ser em principio nesse pontos que a minha participação por aqui incidirá mais frequentemente, nessas modalidades sou adepto respectivamente do Sporting e da McLaren.

Despeço-me para já com um até breve, espero que todos os visitantes venham a apreciar este blog.



quarta-feira, 27 de junho de 2007

O meu contributo

Olá a todos!

Espero que o meu contributo neste blog seja apreciado por todos quantos nos vão ler. Vou tentar dar uma perspectiva mais feminina aos comentários sobre desporto feitos neste blog, tal como o vou fazendo no fórum - apesar de nem sempre saber bem do que falo.
Outro dos objectivos da minha participação neste blog é dar um pouco de verde a este espaço.

Bem, por aqui me fico nesta primeira intervenção...
Até breve!

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Benfica 2007/08 - Defesa

Este sector terminou a época passada de forma deficitária. As saídas em Janeiro deixaram o treinador sem alternativas.
Na lateral direita, Nélson é o indiscutivel. E único, até aqui. A falta de concorrência pareceu fazê-lo perder motivação e, simultaneamente, "estourar" fisicamente. É um jogador com grande capacidade técnica e muita velocidade, mas com pouca cultura táctica. Sobe quando não deve e tem uma baixa percentagem de aproveitamento dos lances ofensivos. A precisar urgentemente de treino específico.
No lado oposto, um jogador que é também o oposto: Léo. O pequeno brasileiro mostra sempre uma disponibilidade física impressionante, é excelente a defender, sobe pela certa e normalmente cria perigo. Dos melhores do campeonato. Miguelito não teve oportunidades para mostrar o seu valor, mas era dos melhores no Nacional. Deve permanecer no plantel.
No centro da defesa, o "patrão" é o brasileiro Luisão. Grande qualidade, excelente no jogo aéreo, evoluiu muito desde que chegou ao Benfica. A sua lesão fez a equipa tremer muito no final da época. Esperava-se que esta lesão desse a Anderson a possibilidade de se assumir como líder, mas este ficou muito abaixo das expectativas. Diz-se que poderá sair... David Luiz é o outro central que transita da época passada. Este jovem mostrou grande potencial e, com o devido acompanhamento, tem tudo para ser um grande central.
Vindo do Messina de Itália está Marc Zoro. O jogador, que deixa muitas saudades no seu anterior clube, pode actuar à direita ou a central.

Faltará ainda um central ou um lateral direito (dependendo do lugar para o qual Zoro foi contratado) para dar o equilibrio desejado ao sector.

Benfica 2007/08 - Baliza

Quim, o titular indiscutível de Fernando Santos. O ex-Braga é, na minha opinião, forte entre os postes, mas "treme" um pouco quando tem que sair da baliza. Será, no entanto, sério candidato à titularidade. Moreira é o "menino bonito" da grande parte dos adeptos, talvez também por ter recebido grande parte da sua formação na Luz. É considerado por muitos um dos melhores e mais promissores guarda-redes portugueses, mas falta-lhe capacidade de liderança. A experiência poderá fazê-lo evoluir mas, para o treinador, não parece ser mais que mera opção. Quanto a Moretto, será, eventualmente, o que tem mais talento, mas a incapacidade de lidar com a pressão natural de jogar no Benfica leva-o a cometer deslizes inaceitáveis a este nível. Tem o lugar no plantel em risco, mas parecem faltar pretendentes... Cássio, jovem promessa do futebol brasileiro, é o nome apontado como alternativa.

Apesar de não serem os melhores do campeonato português, não será certamente por aqui que as aspirações encarnadas ficarão por terra.

sábado, 23 de junho de 2007

Um novo projecto, a mesma vontade

Com o FairPlay Fórum quase a completar um ano de existência, surge agora o blog que, espero, servirá de complemento.

Este blog terá como tema central o futebol, mas não deixará de parte (assim desejo) os restantes desportos e até aspectos sociais e politicos, com humor, seriedade e (im)parcialidade.

Todos os textos aqui colocados serão assinados pelo autor e da exclusiva responsabilidade do mesmo.

Edit: Há pessoas que necessitam de criar confusão como do ar que respiram. Já o tentaram no fórum (daí os registos estarem bloqueados) e agora no blog, apesar de ainda nem sequer existir um post digno desse nome. Não sei se o fazem também na vida real ou se apenas se sentem bem a fazê-lo atrás de um monitor. O que sei é que a coragem não deve ser o seu forte, visto que se escondem sistematicamente atrás do anonimato. Por esse motivo, e até nova decisão, os comentários deste blog passam a ser sujeitos a aprovação.