segunda-feira, 12 de maio de 2008

O adeus de um dos melhores "10" da história do futebol

"Para Luís Figo, Rui Costa reúne características técnicas que o colocam no topo “como um dos melhores intérpretes” do jogo e especificidades humanas que fazem dele um gigante, “muito maior que o Benfica”.

Na véspera do final de carreira do amigo, Figo inverte papéis e coloca o ónus da gratidão no lado do emblema recuperando a falhada transferência para o Barcelona em 1994. “É o clube que tem obrigação de o fazer feliz: saiu para onde e quando o Benfica quis [Fiorentina] e precisou. Desse ponto de vista, julgo até que o Rui poderá ter sido prejudicado na sua carreira.”

Luis Figo, in Record.

Se os elogios a um colega numa altura destas ficam sempre bem, certos comentários seriam totalmente evitáveis.
Primeiro, porque comparar a grandeza de Rui Costa com a do Benfica é um absurdo. São ambos enormes, mas não se pode (ou não deve) comparar um jogador com um clube.
Segundo, e mais importante, porque o próprio Rui Costa nunca se queixou de ter sido (eventualmente) prejudicado na sua carreira. O Maestro serviu com lealdade e amor à camisola os clubes por onde passou, tendo conquistado sempre a simpatia, admiração e carinho dos adeptos, jogadores, treinadores e dirigentes, não só dos "seus" clubes como também dos adversários.

Rui Costa passeou classe dentro e fora dos relvados, sabendo retirar-se (primeiro da selecção, depois da carreira como jogador) na altura certa, enquanto está em alta. Nunca foi acusado de "pesetero" ou "traidor", por exemplo, nem se continua a arrastar para o esquecimento. Numa coisa concordo com Figo: "
Rui Costa reúne características técnicas que o colocam no topo “como um dos melhores intérpretes” do jogo e especificidades humanas que fazem dele um gigante".

Parabéns ao Rui Costa por uma brilhante carreira, obrigado pelo que fez, não só no "nosso" Benfica, mas também pelo futebol em geral, e boa sorte para o futuro.

sábado, 10 de maio de 2008

Rui Costa



O Maestro merece, sem dúvida, uma homenagem por parte do clube que serve e que ama. Não o coloco em causa.
Poderiam era deixar isso para depois, fazer um joguito no início da próxima época, por exemplo. É que o momento é para tudo menos festas...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Outra vez?

Mais um jogo, mais uma exibição de treta, mais dois pontos perdidos...
Será que não há ninguém capaz de proibir estes azelhas de entrar em campo no próximo jogo? Perder por falta de comparência deve ser menos vergonhoso do que o que estes senhores pagos a peso de ouro andam a fazer a este clube...