segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Uma jornada positiva

O regresso do Benfica ao pódio com uma vitória frente à Naval, a perda de pontos por parte dos dois tradicionais rivais, que ficam assim atrás dos encarnados, os 5 milhões de espectadores atingidos na Luz, que comemorou também 5 anos e viu Cardozo marcar o golo 5000 do Benfica...

Sim, pode-se dizer que foi positiva!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A festa da Taça

Depois do Arouca (II Divisão), que eliminou o Marítimo (Liga Sagres), e do Gil Vicente (Liga Vitalis), que eliminou o Rio Ave (Liga Sagres), esteve perto de acontecer outra surpresa no Estádio da Luz.

Ou melhor... surpresa seria apenas para quem não viu o jogo. Quem assistiu ao jogo viu um Benfica sem ideias, sem garra, sem pressão, e um Penafiel em tudo oposto, que entrou em campo com o objectivo claro de dar luta sem "autocarros" em frente à baliza (atitude realçada com a primeira substituição, tirando um médio para dar lugar a um avançado, numa altura em que o Benfica conseguia algum ascendente). Em muitas alturas dava a sensação que o Penafiel tinha mais jogadores em campo do que o Benfica, tal a superioridade demonstrada no relvado.

Pela positiva
Penafiel: Atitude, capacidade física, jogo de Equipa. Individualmente, Michel.
Benfica: Di Maria (enquanto não deu o "estoiro"), Reyes e Amorim (os únicos a entrar com vontade) e Moreira (por algumas boas defesas e, obviamente, pelo penalty defendido).

Pela negativa
Penafiel: ...
Benfica: Atitude de quem pensa que o nome ganha jogos...



No meio do descalabro, salvou-se o apuramento...

domingo, 12 de outubro de 2008

Estrelas dos Anos 90

Para dar início a uma sequência de estrelas, nada melhor do que começar pela baliza, com um dos melhores (senão mesmo o melhor) guarda-redes que me lembro de ver jogar:

Michel Georges Jean Ghislain Preud'Homme (Ougree, 24 de Janeiro de 1959) é um antigo guarda redes da Bélgica, Preud'Homme envergou sempre a camisola 1 tanto nos clubes que passou como na selecção, camisola essa que lhe pertencerá sempre ele que foi dos grandes jogadores mundiais e um dos melhores guarda-redes da história do futebol de todos os tempos.



A nível de clubes

Preud'homme chegou ao Standard Liège com apenas 10 anos e lá fez toda a sua formação de jogador, chegando a equipa sénior na época de 1977-1978, ao serviço do Standard Liège Preud'Homme foi Bi-Campeão Belga (1981/1982 , 1982/1983). No ano de 1986 Preud'Homme transferiu-se para o KV Mechelen clube onde viria a conquistar o seu grande titulo Europeu a Taça dos Clubes Vencedores de Taças na época de 1987/88 com a vitória por 1-0 contra o AFC Ajax. Após a Copa do Mundo FIFA de 1994 Michel transferiu-se para Portugal, para o SL Benfica pela mão do Presidente Manuel Damásio, foi mesmo o primeiro guarda-redes estrangeiro a defender as redes do clube de Lisboa. É certo que Preud'Homme não foi campeão pelo SL Benfica, «Tenho pena de não ter sido campeão pelo Benfica.» confessou, mas foi um jogador que marcou a história do clube sendo mesmo acarinhado pelos adeptos como Saint Michel pelas defesas impossíveis e pelas vitórias que segurou nas mãos, venceu a Taça de Portugal na época de 1995/1996 3-1 contra o Sporting.

Pela selecção

Pela selecção nacional da Bélgica, Preud'homme contabilizou 58 internacionalizações, entre 1979 e 1995, estreou-se num empate contra a República Democrática Alemã em Abril de 1978, mas não esteve presente no Campeonato Europeu de Futebol 1984 e na Copa do Mundo de Futebol 1986 devido a problemas que o deixaram fora das convocatorias. O ponto alto foi da sua carreira internacional pela selecção foi a Copa do Mundo FIFA de 1994 onde após fazer uma boa fase de grupos a Bélgica de Preud'Homme foi eliminada nos 1/8 de final pela poderosa Alemanha. Apesar disso ele veio mesmo a conquistar o Troféu Lev Yashin de melhor guarda-redes.

Despedida das Balizas

Preud'Homme retirou-se do mundo do futebol em 1999, com 40 anos de idade numa partida amigável contra o FC Bayern Munique onde foi substituido por Carlos Bossio. Os 80.000 adeptos que enchiam o Estádio da Luz alhearam-se do jogo que prosseguia para aplaudir de pé e aclamar Preud'Homme, enquanto ele deu uma volta gloriosa ao estádio com a sua mulher e filhos. Era o fim de uma grande carreira.

O depois

Ainda no SL Benfica Preud'Homme assumiu a convite do Presidente João Vale e Azevedo, o cargo de Director de Relações Internacionais do clube. Em 2000 partiu de novo para o Standard Liège, clube do coração onde desempenhou o cargo de treinador e director derportivo. Actualmente é treinador do Standard Liège, onde em Agosto de 2006, substituiu Johan Boskamp. Conduziu a equipe ao título na edição de 2007/08 do campeonato belga, encerrando um jejum de 25 anos do Standard (e de uma equipe da Valônia, a parte francófona e menos desenvolvida da Bélgica) no torneio.


Informação retirada de Wikipedia

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Cebola deixa Licha a "chorar"...

Não é só ir buscar jogadores do Benfica, é preciso saber gerir as consequências do que se faz.

Depois da contratação de Rodriguez, Lucho exigiu aumento de salário (e conseguiu). Nesta altura, é Lizandro quem o exige, por intermédio do seu empresário, que acha discriminatória a forma como a SAD portista está a tratar o avançado. Pois é, é que Licha foi SÓ o melhor marcador na época passada e vê Rodriguez chegar, sem grandes provas dadas, e ganhar cerca de 60% mais.
E como Lizandro, certamente haverá mais descontentes...

sábado, 4 de outubro de 2008

Novo "look"

O Fair Play Blog está de cara lavada. Sugestões ou críticas ao novo aspecto são bem-vindas.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Esta é de Quique e Rui Costa


O Benfica acaba de garantir a presença na fase de grupos da UEFA , ao vencer o Nápoles por 2-0, golos de Reyes e Nuno Gomes.

Uma vitória que, aliada à boa exibição de todos os jogadores e, acima de tudo, da equipa, dá garantias do trabalho realizado pelo nosso Maestro, agora Director desportivo, e pela equipa técnica, liderada por Quique Flores. Há qualidade, há entrega, há trabalho, há perspectivas de um futuro risonho, assim lhes seja dado tempo para evoluir. Temos Benfica!


PS: Esta vitória ficou também marcada pela estreia da Benfica TV. Uma boa estreia, diga-se.