quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Boas Festas

Quero desejar a todos os colaboradores deste blog (mesmo os que andam mais "desaparecidos"), bem como aos nossos leitores, um Santo e Feliz Natal, cheio de saúde, paz e alegria, que são, no final de contas, as melhores prendas que podem surgir no sapatinho.

Que o Ano Novo traga muito sucesso, a todos os níveis (excepto a nível desportivo para todos os não-benfiquistas :p )

Juízo e Tino

Numa altura em que muita gente tem dificuldades até em ter uma mesa composta para a consoada, não deixa de ser preocupante ver meninos mimados (como Miguel Veloso ou Djaló), que ganham fortunas, reclamarem porque jogam fora da sua "posição natural" ou porque jogam pouco. Quantas pessoas, por este país fora, se sujeitam a trabalhar onde não gostam para ganhar misérias, sem sequer se atreverem a reclamar?

Talvez estes privilegiados prefiram ser emprestados, por exemplo, a um qualquer Estrela da Amadora, recebendo quando calha, apenas para poderem jogar onde mais gostam...

PS: nomeei Miguel Veloso e Djaló por serem os casos mais mediáticos surgidos recentemente, mas o texto vai-se aplicando um pouco por todos os clubes...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Balanço da participação do Benfica na UEFA

Vergonhosa. É o que se pode dizer da campanha europeia desta época. Não foi (só) pelo jogo de hoje, mas também.

Jogar claramente para o empate em Berlim, ser humilhado na Grécia e rodar jogadores quando se precisa de vencer é, no mínimo, sintomático. Como disse antes, a falta de ambição é preocupante. O campeonato é o objectivo por excelência. Concordo. Mas o Benfica tem que entrar sempre para vencer. Esta equipa passa de bestial a besta (e de novo a bestial) com uma facilidade tremenda. Sei que os adeptos portugueses têm a tendência para sobrevalorizar uma boa ou uma má exibição, mas a irregularidade tem sido enorme.

Quanto a este jogo em particular, o Benfica até entrou bem, mas faltou a presença de Suazo na frente (Cardozo está longe do seu melhor). Na etapa complementar, lançar Balboa como primeira opção só lembra a Quique... O extremo não dá uma para a caixa (nem cantos sabe marcar). E é certo que, por muito que se rematasse, a bola hoje simplesmente não entrava... ou pelo menos, não na baliza do Metalist.

O treinador do Benfica terá que ter muita atenção. É que o estado de graça não dura sempre e o cavalheirismo poderá não o salvar da ira dos adeptos se falhar também o título...

Missão (quase) impossível

Escrevo antes do jogo começar, e com a plena convicção de que o apuramento é mesmo uma miragem. E digo isto não pela falta de capacidade do plantel do Benfica (que a tem, sem dúvida), mas sim pela total falta de ambição que demonstraram ao longo desta prova. O treinador do Metalist afirmou, na antevisão do jogo, que "o Benfica deveria ter pensado no apuramento mais cedo". Discordo. Para pensar nisso "mais cedo" significaria que está a pensar nisso agora. O que, claramente (pelas declarações de Quique e Luisão) , não acontece.

Gosto da postura de Quique no futebol mas, nas últimas declarações, tem demonstrado uma falta de ambição inadmissível para a posição que ocupa. Quem está num clube como o Benfica tem que perceber que o objectivo terá que ser sempre vencer. Seja contra quem fôr.

PS1: Não peço a saída do espanhol, defendo a continuidade. Mas é necessário que aprenda o que é o Benfica.

PS2: Para este jogo espero que mostrem uma atitude diferente e possam saír de cabeça erguida, com uma boa vitória. Mais do que isso seria óptimo.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ele vive...

Conclui-se perante o modesto Cinfães a 8ª vitória consecutiva do FC Porto.

1) Esta frase por si só pouco mais seria que normal. Mas não é o caso. Na verdade estas são provavelmente as 8 mais importantes vitórias do passado mais recente do FCP. Não vou perder tempo com as saidas da equipa, nem com as entradas directas no 11, os sub-rendimentos de certas pedras, e valor dúbio de outras tantas. Isso já está mais que analisado.

Prefiro falar sobre esta capacidade repetida e inimitável de regeneração deste clube. Acabei de ver a apresentação do Terminater 4, a estrear no 1º semestre de 2009 (falta muito?), e recordei-me daquelas cenas típicas da ficção cientifica em que um ser qualquer é cravado de balas e o seu organismo se consegue auto-regenerar de forma fantástica. Assim é também o FCP.

Foram várias as alturas em que para gáudio da nação futebolística o clube se parecia precipitar para uma direcção estranha, onde normalmente não está, mas estão outros. Passando pelos tempos do Óctavio, à saída do Mourinho, o desmantelar das equipas Campeãs Europeias, os 3 treinadores em 04/05, por algumas vezes (não muitas) houveram tiros que feriram...mas não mataram. Assim foram também as 3 derrotas seguidas deste inicio de época. Feriram e doeram muito, mas este corpo em forma de clube regenerou-se. Vive, e quer viver mais e com mais força.

2) Jesualdo Ferreira dizia à dias que esta época lhe está a dar um gozo especial. Pois é normal. Conseguiu resistir a todas as criticas, às de fora e às de dentro. Conseguiu sem tempo, sem espaço, recuperar parte daquilo que foi perdido. Mantém intactas todas as aspirações da época, mas falta terminar o serviço.

Fica o registo de um treinador que não é brilhante, não re-inventa o futebol. Mas é sério e trabalhador, e faz em todos os momentos aquilo que sente ser melhor para um clube e para uma equipa, que como ele disse, tem muito por onde crescer e da qual, também eu, espero muitas alegrias.

3) Quarta-feira joga-se o importantíssimo Estrela x FC Porto, jogo que pode colocar os Dragões a 2 pontos da liderança, pressionando o slb, e deixando a equipa de Lisboa sem margem de manobra para qualquer mínimo percalço. Uma vitória será boa para observar até que ponto uma equipa com alguma qualidade, mas sem ser regular, consegue resistir a pressão de ter o Tri-Campeão a morder-lhe os calmanhares.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O melhor ataque demoliu a (até então) melhor defesa

O Benfica venceu ontem pela maior margem desde há mais de 30 anos, impondo simultaneamente a maior derrota da história do Marítimo no seu estádio.
Num jogo que se previa muito difícil, tudo se tornou demasiado fácil a partir da (justa) expulsão de Marcos, logos aos 17 minutos. A partir daí, o Benfica jogou como quis, acelerando apenas a espaços, mas sempre com grande perigo, impulsionado por um Katsouranis em grande plano (tendo liberdade cedida por Binya, o grego é, de facto, um patrão no meio-campo), um Rúben Amorim a surpreender muita gente (pela positiva), um Reyes com grande capacidade creativa e, principalmente, Suazo. O hondurenho é, de facto, um avançado excepcional. Força, garra, capacidade de finalização. Um dos melhores.

Diga-se, no entanto, que pelo que o Benfica mostrou nos primeiros 15 minutos, estava na Madeira para vencer com qualidade. Entrou bem no jogo e só não marcou mais cedo porque Van der Linden, primeiro, e Marcos, depois, o impediram.


Este resultado deixa muita gente com (um pouco) mais confiança para o jogo frente ao Metalist, que é preciso vencer por 8. No entanto, se tal não acontecer, deixa de haver necessidade de tanta rotação do plantel e poderemos partir, definitivamente, para o entrosamento total que ajudará na caminhada rumo ao desejado título.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

À atenção de Brassard

Depois de Ricardo, Quim. Um treinador deve ajudar quem orienta, para que este possa evoluir. É evitável que o treinador de Guarda-Redes da Selecção Nacional ande a transmitir o que de mau fez na sua carreira de jogador a quem passa pelas suas mãos...


Agora mais a sério: o Benfica não perdeu apenas por culpa de Quim. Perdeu porque não soube (ou ainda não sabe) manter a pressão sobre o adversário durante os 90 minutos. Mas, penso eu, é altura de Quique entregar a baliza a Moreira, até para ajudar a resguardar um pouco o habitual titular, que atravessa um claro mau momento.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Viver de outra forma

Quique Flores continua a demonstrar com as suas palavras porque é considerado por muitos uma "lufada de ar fresco" no futebol português. Quando questionado sobre o gesto de um adjunto do FC Porto, que terá mostrado aos seus jogadores, durante um treino, os 5 dedos de uma mão e 1 da outra (alegadamente em alusão ao resultado na Grécia), o técnico do Benfica respondeu assim: «Não me merece nenhum comentário, sou feliz por quem sou e por aqueles que me rodeiam, trabalho com gente sã (...) é mais difícil viver com rancor e inveja» garantindo que «Nós vivemos de outra forma.»


Esta é a fotografia da polémica, publicada pelo jornal "Record". É possível que o adjunto do FCP se esteja de facto a referir ao resultado do Benfica. Como é possível que se esteja a referir a qualquer outra circunstância. O Record escolheu a primeira possibilidade, porque é a que mais vende. Mesmo que seja a realidade, estou com Quique: o Benfica tem mais é que se preocupar consigo próprio e não com o que os outros fazem.