quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Boas Festas

Quero desejar a todos os colaboradores deste blog (mesmo os que andam mais "desaparecidos"), bem como aos nossos leitores, um Santo e Feliz Natal, cheio de saúde, paz e alegria, que são, no final de contas, as melhores prendas que podem surgir no sapatinho.

Que o Ano Novo traga muito sucesso, a todos os níveis (excepto a nível desportivo para todos os não-benfiquistas :p )

Juízo e Tino

Numa altura em que muita gente tem dificuldades até em ter uma mesa composta para a consoada, não deixa de ser preocupante ver meninos mimados (como Miguel Veloso ou Djaló), que ganham fortunas, reclamarem porque jogam fora da sua "posição natural" ou porque jogam pouco. Quantas pessoas, por este país fora, se sujeitam a trabalhar onde não gostam para ganhar misérias, sem sequer se atreverem a reclamar?

Talvez estes privilegiados prefiram ser emprestados, por exemplo, a um qualquer Estrela da Amadora, recebendo quando calha, apenas para poderem jogar onde mais gostam...

PS: nomeei Miguel Veloso e Djaló por serem os casos mais mediáticos surgidos recentemente, mas o texto vai-se aplicando um pouco por todos os clubes...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Balanço da participação do Benfica na UEFA

Vergonhosa. É o que se pode dizer da campanha europeia desta época. Não foi (só) pelo jogo de hoje, mas também.

Jogar claramente para o empate em Berlim, ser humilhado na Grécia e rodar jogadores quando se precisa de vencer é, no mínimo, sintomático. Como disse antes, a falta de ambição é preocupante. O campeonato é o objectivo por excelência. Concordo. Mas o Benfica tem que entrar sempre para vencer. Esta equipa passa de bestial a besta (e de novo a bestial) com uma facilidade tremenda. Sei que os adeptos portugueses têm a tendência para sobrevalorizar uma boa ou uma má exibição, mas a irregularidade tem sido enorme.

Quanto a este jogo em particular, o Benfica até entrou bem, mas faltou a presença de Suazo na frente (Cardozo está longe do seu melhor). Na etapa complementar, lançar Balboa como primeira opção só lembra a Quique... O extremo não dá uma para a caixa (nem cantos sabe marcar). E é certo que, por muito que se rematasse, a bola hoje simplesmente não entrava... ou pelo menos, não na baliza do Metalist.

O treinador do Benfica terá que ter muita atenção. É que o estado de graça não dura sempre e o cavalheirismo poderá não o salvar da ira dos adeptos se falhar também o título...

Missão (quase) impossível

Escrevo antes do jogo começar, e com a plena convicção de que o apuramento é mesmo uma miragem. E digo isto não pela falta de capacidade do plantel do Benfica (que a tem, sem dúvida), mas sim pela total falta de ambição que demonstraram ao longo desta prova. O treinador do Metalist afirmou, na antevisão do jogo, que "o Benfica deveria ter pensado no apuramento mais cedo". Discordo. Para pensar nisso "mais cedo" significaria que está a pensar nisso agora. O que, claramente (pelas declarações de Quique e Luisão) , não acontece.

Gosto da postura de Quique no futebol mas, nas últimas declarações, tem demonstrado uma falta de ambição inadmissível para a posição que ocupa. Quem está num clube como o Benfica tem que perceber que o objectivo terá que ser sempre vencer. Seja contra quem fôr.

PS1: Não peço a saída do espanhol, defendo a continuidade. Mas é necessário que aprenda o que é o Benfica.

PS2: Para este jogo espero que mostrem uma atitude diferente e possam saír de cabeça erguida, com uma boa vitória. Mais do que isso seria óptimo.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ele vive...

Conclui-se perante o modesto Cinfães a 8ª vitória consecutiva do FC Porto.

1) Esta frase por si só pouco mais seria que normal. Mas não é o caso. Na verdade estas são provavelmente as 8 mais importantes vitórias do passado mais recente do FCP. Não vou perder tempo com as saidas da equipa, nem com as entradas directas no 11, os sub-rendimentos de certas pedras, e valor dúbio de outras tantas. Isso já está mais que analisado.

Prefiro falar sobre esta capacidade repetida e inimitável de regeneração deste clube. Acabei de ver a apresentação do Terminater 4, a estrear no 1º semestre de 2009 (falta muito?), e recordei-me daquelas cenas típicas da ficção cientifica em que um ser qualquer é cravado de balas e o seu organismo se consegue auto-regenerar de forma fantástica. Assim é também o FCP.

Foram várias as alturas em que para gáudio da nação futebolística o clube se parecia precipitar para uma direcção estranha, onde normalmente não está, mas estão outros. Passando pelos tempos do Óctavio, à saída do Mourinho, o desmantelar das equipas Campeãs Europeias, os 3 treinadores em 04/05, por algumas vezes (não muitas) houveram tiros que feriram...mas não mataram. Assim foram também as 3 derrotas seguidas deste inicio de época. Feriram e doeram muito, mas este corpo em forma de clube regenerou-se. Vive, e quer viver mais e com mais força.

2) Jesualdo Ferreira dizia à dias que esta época lhe está a dar um gozo especial. Pois é normal. Conseguiu resistir a todas as criticas, às de fora e às de dentro. Conseguiu sem tempo, sem espaço, recuperar parte daquilo que foi perdido. Mantém intactas todas as aspirações da época, mas falta terminar o serviço.

Fica o registo de um treinador que não é brilhante, não re-inventa o futebol. Mas é sério e trabalhador, e faz em todos os momentos aquilo que sente ser melhor para um clube e para uma equipa, que como ele disse, tem muito por onde crescer e da qual, também eu, espero muitas alegrias.

3) Quarta-feira joga-se o importantíssimo Estrela x FC Porto, jogo que pode colocar os Dragões a 2 pontos da liderança, pressionando o slb, e deixando a equipa de Lisboa sem margem de manobra para qualquer mínimo percalço. Uma vitória será boa para observar até que ponto uma equipa com alguma qualidade, mas sem ser regular, consegue resistir a pressão de ter o Tri-Campeão a morder-lhe os calmanhares.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O melhor ataque demoliu a (até então) melhor defesa

O Benfica venceu ontem pela maior margem desde há mais de 30 anos, impondo simultaneamente a maior derrota da história do Marítimo no seu estádio.
Num jogo que se previa muito difícil, tudo se tornou demasiado fácil a partir da (justa) expulsão de Marcos, logos aos 17 minutos. A partir daí, o Benfica jogou como quis, acelerando apenas a espaços, mas sempre com grande perigo, impulsionado por um Katsouranis em grande plano (tendo liberdade cedida por Binya, o grego é, de facto, um patrão no meio-campo), um Rúben Amorim a surpreender muita gente (pela positiva), um Reyes com grande capacidade creativa e, principalmente, Suazo. O hondurenho é, de facto, um avançado excepcional. Força, garra, capacidade de finalização. Um dos melhores.

Diga-se, no entanto, que pelo que o Benfica mostrou nos primeiros 15 minutos, estava na Madeira para vencer com qualidade. Entrou bem no jogo e só não marcou mais cedo porque Van der Linden, primeiro, e Marcos, depois, o impediram.


Este resultado deixa muita gente com (um pouco) mais confiança para o jogo frente ao Metalist, que é preciso vencer por 8. No entanto, se tal não acontecer, deixa de haver necessidade de tanta rotação do plantel e poderemos partir, definitivamente, para o entrosamento total que ajudará na caminhada rumo ao desejado título.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

À atenção de Brassard

Depois de Ricardo, Quim. Um treinador deve ajudar quem orienta, para que este possa evoluir. É evitável que o treinador de Guarda-Redes da Selecção Nacional ande a transmitir o que de mau fez na sua carreira de jogador a quem passa pelas suas mãos...


Agora mais a sério: o Benfica não perdeu apenas por culpa de Quim. Perdeu porque não soube (ou ainda não sabe) manter a pressão sobre o adversário durante os 90 minutos. Mas, penso eu, é altura de Quique entregar a baliza a Moreira, até para ajudar a resguardar um pouco o habitual titular, que atravessa um claro mau momento.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Viver de outra forma

Quique Flores continua a demonstrar com as suas palavras porque é considerado por muitos uma "lufada de ar fresco" no futebol português. Quando questionado sobre o gesto de um adjunto do FC Porto, que terá mostrado aos seus jogadores, durante um treino, os 5 dedos de uma mão e 1 da outra (alegadamente em alusão ao resultado na Grécia), o técnico do Benfica respondeu assim: «Não me merece nenhum comentário, sou feliz por quem sou e por aqueles que me rodeiam, trabalho com gente sã (...) é mais difícil viver com rancor e inveja» garantindo que «Nós vivemos de outra forma.»


Esta é a fotografia da polémica, publicada pelo jornal "Record". É possível que o adjunto do FCP se esteja de facto a referir ao resultado do Benfica. Como é possível que se esteja a referir a qualquer outra circunstância. O Record escolheu a primeira possibilidade, porque é a que mais vende. Mesmo que seja a realidade, estou com Quique: o Benfica tem mais é que se preocupar consigo próprio e não com o que os outros fazem.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Onde é que isto vai parar?

Está no intervalo o Olympiacos x Benfica, no qual os gregos vão vencendo por expressivos 4 a 1. Se no ataque do Benfica as coisas têm estado a um nível minimamente aceitável (e apenas isso), já na defesa... Erros grosseiros como os que foram cometidos na primeira parte são fatais nas competições europeias (que o diga o Sporting...).

Já só espero uma melhor imagem na segunda parte e um atenuar do descalabro. Porque o apuramento, esse...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Champions League em português

Pela primeira vez, Portugal terá 2 equipas nos oitavos da Liga milionária. O FCP venceu o Fenerbahçe por 1-2 e garantiu o apuramento, numa altura em que o Sporting já o tinha conseguido.
Os Leões jogam hoje a liderança do grupo frente ao Barcelona e os Dragões terão essa oportunidade frente ao Arsenal, na última jornada desta fase.

Parabéns a ambos e boa sorte para os próximos compromissos europeus.

sábado, 22 de novembro de 2008

O Leixões, pois claro

Mais uma vitória da equipa de Matosinhos, com a garantia da manutenção na liderança da prova. O Leixões de José Mota continua a surpreender, aliando bom futebol aos bons resultados. Falta saber se conseguirão aguentar este ritmo até ao fim, para mais quando se fala já em algumas saídas para Janeiro.

Para já, o campeonato português agradece as prestações leixonenses.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Uma sugestão...

A FPF podia pensar em marcar todos os jogos da Selecção durante a "era Queiroz" para a meia-noite.
É que assim poupava muitos portugueses de assistirem a cenas tristes...

Decididamente, o "melhor adjunto do mundo" NÃO SERVE como treinador principal...

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Estrelas dos Anos 90 - parte II

Continuando pela baliza, agora na do FC Porto, outro excelente Guarda-Redes.

Vítor Manuel Martins Baía
(São Pedro da Afurada, 15 de Outubro de 1969) é um ex-futebolista português que jogava na posição de guarda-redes.



Carreira

Nascido no concelho de Vila Nova de Gaia, Baía começou a jogar futebol no Académico de Leça. Aos treze anos mudou-se para o FC Porto, onde passou a maior parte da sua carreira. Aos dezanove anos foi pela primeira vez chamado à equipa principal por Artur Jorge (treinador português que conquistou a Taça dos Campeões Europeus de Clubes em 1987, com o FC Porto) num jogo contra o Vitória de Guimarães em Setembro de 1989 e não perdeu mais o lugar.

Chegou à baliza da selecção portuguesa com 21 anos. Estreou-se no dia 19 de Dezembro de 1990, num jogo frente aos Estados Unidos, iniciando aí uma década em que a camisola 1 de Portugal lhe pertenceu quase em exclusivo.

Ao serviço do clube portuense, ganhou 10 campeonatos nacionais, 5 taças de Portugal e 8 supertaças*, sofrendo 116 golos em sete épocas (uma média de apenas 16,5 golos sofridos por ano).Esteve presente com a selecção portuguesa no campeonato europeu de 1996, em Inglaterra, após o qual se transferiu para o FC Barcelona, de Espanha, transformando-se no mais caro guarda-redes do mundo.

Depois de uma boa primeira época ao serviço do clube espanhol, Vítor Baía sofreu uma lesão, em Agosto de 1997, e o técnico holandês Louis Van Gaal retirou-o da primeira equipa, preferindo o seu compatriota Ruud Hesp. Em Janeiro de 1999, após vários meses sem jogar no Barcelona, Baía, ainda como jogador do Barcelona, regressou ao Porto para relançar a carreira.

Em 2000 integrou a equipa da selecção nacional para o Campeonato Europeu de Futebol onde esteve em bom plano ao defender uma grande penalidade nos quartos-de-final de Arif, da selecção da Turquia, mas não tendo hipóteses na grande penalidade apontada por Zinedine Zidane que iria eliminar Portugal nas meias-finais.

No ano seguinte, uma lesão no joelho afastou-o dos relvados durante praticamente uma época, o que levou a que muitas pessoas pensassem que iria acabar a carreira.

Contudo, Baía voltou ao seu melhor, recuperando a tempo de representar Portugal no Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão. Nessa competição, Baía foi titular, quando se esperava que fosse Ricardo, jovem guardião do Boavista, a defender as redes da selecção, pois este tinha sido titular nos últimos cinco jogos da fase de apuramento (nos primeiros cinco, o titular era Quim).

Quando Luiz Felipe Scolari foi nomeado seleccionador nacional, Baía nunca mais defendeu as cores de Portugal. Todavia, ao serviço do Porto, manteve sempre a titularidade, excepto num pequeno período em que se desentendeu com José Mourinho.

Em 2003, Vítor Baía foi o guarda-redes titular do Porto na final da Taça UEFA, em Sevilha (Espanha), que a equipa portuguesa venceu por 3-2, após prolongamento ao Glasgow Celtic e no ano seguinte foi também titular na final da Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen (Alemanha), em que o FC Porto ganhou 3-0 ao AS Monaco, tendo mesmo sido considerado o melhor guarda-redes europeu de 2004, pela UEFA.

Viria a perder a titularidade no final de 2005, quando o treinador holandês Co Adriaanse considerou que Helton seria melhor opção. Aos 37 anos, despediu-se como jogador, e foi um dosjogadores mais influentes na história portista.

Baía é o jogadore de futebol com mais titulos a nível mundial, tendo conquistado 32.[1]

Curiosidades

  • É o detentor do 5º melhor registo de imbatibilidade de sempre da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.
  • Foi o 1º jogador português a atingir as 75 internacionalizações (16 de Agosto de 2000).
  • Em 2004, obtém o Recorde de 1192 minutos sem sofrer golos no Campeonato Nacional.
  • Conquistou 10 campeonatos nacionais de séniores.
  • Na cápsula do tempo enterrada pela UEFA aquando do seu jubileu de ouro em 2004, foi colocado um par de luvas de Vítor Baía.
  • Tem uma fundação em seu nome: a Fundação Vítor Baía 99.
  • Em 11 de Novembro de 2005, lançou a sua autobiografia.


  • Estreia no Campeonato Nacional
    • 11/09/89: V.Guimarães 1 - 1 FC Porto
  • Estreia nas Competições Europeias
    • 13/09/89: FC Porto 2 - 0 Flacari Moreini
  • Estreia na Selecção Nacional
    • 19/12/90: Portugal 1 - 0 EUA

Prémios Individuais

  • 1988/89 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
  • 1989 - Troféu Jornal "Record": Revelação do Ano
  • 1989 - Dragão de Ouro: Futebolista do Ano
  • 1989 - Futebolista do Ano da CNID
  • 1989/90 - Melhor Jogador Hummel
  • 1989/90 - Prémio Regularidade do Jornal "A Bola"
  • 1990 - Prémio Trevo de Ouro: Adidas
  • 1990 - Melhor Jogador do Torneio Phillips Cup
  • 1990/91 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
  • 1991 - Futebolista do Ano da CNID
  • 1991 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes
  • 1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
  • 1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Jogador do Ano
  • 1992 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes
  • 1992 - Troféu Jornal "Record" - Melhor Guarda-Redes do Ano
  • 1992/93 - Troféu jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
  • 1993 - Melhor Futebolista do Torneio Centenário do FC Porto
  • 1993 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes
  • 1993 - Prémio Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
  • 1993 - Melhor Guarda-Redes do Mundo: Jornal L´Equipe
  • 1993/94 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
  • 1994/95 - Guarda-Redes mais valioso do Campeonato Nacional
  • 1994/95 - Guarda-Redes do Ano da "European Sports Magazine"
  • 1996 - Fase Final do EURO 96
  • 1996 - Troféu Jornal "Record": Melhor Jogador do Ano
  • 1996/97 - Troféu Jornal "A Marca": Melhor Guarda-Redes do Ano
  • 2000 - Fase Final do Euro 2000
  • 2002 - Fase Final do Campeonato do Mundo 2002
  • 2002 - Figura Nacional do Ano na III Gala Nacional do Desporto
  • 2003 - Prémio Carreira na Gala de Desporto em Gaia
  • 2004 - Prémio UEFA "Best Goalkeeper 2003/04": Melhor Guarda-Redes da Europa
  • 2004 - Medalha de Mérito Desportivo
  • 2004/05 - Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional
  • 2004/05 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano
  • 2004/05 - Troféu Carreira da Superliga / Jornal Notícias
  • 2008 - Condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique (República Portuguesa)

in Wikipédia

* Valores corrigidos após intervenção do Dioprt

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

No Name



Foram detidos 30 elementos dos No Name Boys, claque "apoiante" do Sport Lisboa e Benfica.
As razões? Posse de droga com vista ao tráfico (para financiar as actividades da claque), posse ilegal de armas e actos violentos (não esporádicos, mas sim programados).

Quanto a mim, é tempo de limpar esta escumalha do futebol português. Há muito que o Benfica cortou os apoios e até as relações com as suas claques organizadas, e os outros deveriam seguir o exemplo. As claques apenas deveriam ser aceites pelos clubes quando aceitarem também cumprir regras e ter os seus elementos devidamente identificados perante o Clube. É que desta vez foram os No Name, mas não duvidem que estas situações se passam também nas claques dos outros clubes...

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

É mais dificil...

Na antevisão do jogo da Taça de Portugal, Jesualdo disse que o Sporting era um adversário mais difícil do que o Dínamo de Kiev, a quem os Dragões venceram.
Mais uma vez, na antevisão da jornada deste fim de semana, Jesualdo afirma que o Vitória de Guimarães é mais difícil do que o Sporting...

Compreende-se... Se ganhar, foi contra um adversário muito difícil, se perder, pois, já tinha avisado...

Falta saber se, depois de Guimarães, o Estrela será ainda "mais difícil".


PS: Vitória em Kiev, empate em Alvalade (no tempo regulamentar). Qual seria a sequência lógica segundo JF?

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Clubes portugueses na Europa

Parece que temos que dar os parabéns aos clubes portugueses da Champions porque conseguiram ambos ganhar os seus jogos. O Sporting garantiu com a sua vitória o apuramento para os oitavos de final e o Porto já melhorou a sua situação, dependendo só de si para se apurar.

Hoje é a vez do Benfica entrar em acção na Taça Uefa, jogando com o Galatasaray. Desejo-lhes a mesma sorte que coube aos outros dois clubes: a vitória no seu jogo. Força águias!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Jogos da Champions

Hoje começa mais uma ronda de jogos da Champions e o primeiro dos clubes portugueses a entrar em cena é o meu querido Sporting.

O clube de Alvalade joga em casa, tendo, por isso, mais obrigação de conseguir um bom resultado e presentear os seus adeptos com uma exibição melhor do que as que tem tido recentemente. Contudo, a meu ver, o ambiente do balneário e os convocados de Paulo Bento não são muito favoráveis a que os sportinguistas fiquem muito satisfeitos. Espero estar enganada, mas adivinho um jogo pouco agradável e uma exibição fraca - esperando que o resultado não acabe por espelhar tais coisas.
Com o jogo da primeira mão ganho pela diferença mínima, os 'leões' terão que se esforçar para não sofrer golos e por conseguir marcar e dominar desde muito cedo para ficarem mais tranquilos e garantirem uma boa classificação no grupo que lhes dê o apuramento para a fase seguinte.
Logo se verá o que acontece...


Amanhã é o FC Porto a entrar em cena, esperemos que motivado para vencer e para, assim, poder discutir a permanência na Liga milionária. Depois de uma série de derrotas que muito tem preocupado os seus adeptos, os azuis e brancos têm que dar o melhor de si para varrer da sua memória os maus resultados dos últimos tempos e conseguir acalmar os ânimos dos portistas que muito se têm revoltado contra as pobres exibições da equipa...
Jogam fora de casa e levam uma desvantagem que obrigatoriamente terão de lutar para reverter. Contra um Dínamo motivado e a precisar do resultado, a pressão do jogo estará toda nas costas dos jogadores do Porto. Será que eles vão aguentar?

Força para as nossas equipas!

sábado, 1 de novembro de 2008

E como não há 2 sem 3...

O FC Porto perdeu pela 3ª vez consecutiva (a 2ª para a Liga Portuguesa), desta vez na Figueira da Foz, frente à Naval.
Jesualdo continua a queixar-se da sorte, quando é óbvio para todos (menos para ele, aparentemente) que esta equipa está longe, muito longe do passado recente. As saídas de Bosingwa, Assunção e Quaresma fragilizaram a equipa, tendo sido compensadas com vários jogadores de qualidade duvidosa (para não dizer mais). O resultado está à vista e o treinador portista, não sendo o único culpado da situação, começa a ver o chão a fugir de debaixo dos pés...

Crise no futebol

Mais uma vez, e sem que nada seja feito para o evitar, surgem as notícias de salários em atraso no futebol português. Mais uma vez, também, o Estrela da Amadora como rosto principal dessa situação. É incrível como, ano após ano, estas situações acontecem. Os regulamentos indicam que sem condições financeiras as inscrições dos clubes não devem ser aceites. Quais foram as garantias que permitiram ao Estrela inscrever o seu plantel, para se repetir cenários tristes?


E atrás do Estrela certamente virão mais casos, sempre com o silêncio da Liga e do seu presidente, Hermínio Loureiro...

Agência Tuga

Dei hoje início a um novo projecto. Um novo Blog, de conteúdo mais abrangente do que este, que é dedicado essencialmente ao desporto.
Passem por lá, em http://agenciatuga.blogspot.com

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Uma jornada positiva

O regresso do Benfica ao pódio com uma vitória frente à Naval, a perda de pontos por parte dos dois tradicionais rivais, que ficam assim atrás dos encarnados, os 5 milhões de espectadores atingidos na Luz, que comemorou também 5 anos e viu Cardozo marcar o golo 5000 do Benfica...

Sim, pode-se dizer que foi positiva!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A festa da Taça

Depois do Arouca (II Divisão), que eliminou o Marítimo (Liga Sagres), e do Gil Vicente (Liga Vitalis), que eliminou o Rio Ave (Liga Sagres), esteve perto de acontecer outra surpresa no Estádio da Luz.

Ou melhor... surpresa seria apenas para quem não viu o jogo. Quem assistiu ao jogo viu um Benfica sem ideias, sem garra, sem pressão, e um Penafiel em tudo oposto, que entrou em campo com o objectivo claro de dar luta sem "autocarros" em frente à baliza (atitude realçada com a primeira substituição, tirando um médio para dar lugar a um avançado, numa altura em que o Benfica conseguia algum ascendente). Em muitas alturas dava a sensação que o Penafiel tinha mais jogadores em campo do que o Benfica, tal a superioridade demonstrada no relvado.

Pela positiva
Penafiel: Atitude, capacidade física, jogo de Equipa. Individualmente, Michel.
Benfica: Di Maria (enquanto não deu o "estoiro"), Reyes e Amorim (os únicos a entrar com vontade) e Moreira (por algumas boas defesas e, obviamente, pelo penalty defendido).

Pela negativa
Penafiel: ...
Benfica: Atitude de quem pensa que o nome ganha jogos...



No meio do descalabro, salvou-se o apuramento...

domingo, 12 de outubro de 2008

Estrelas dos Anos 90

Para dar início a uma sequência de estrelas, nada melhor do que começar pela baliza, com um dos melhores (senão mesmo o melhor) guarda-redes que me lembro de ver jogar:

Michel Georges Jean Ghislain Preud'Homme (Ougree, 24 de Janeiro de 1959) é um antigo guarda redes da Bélgica, Preud'Homme envergou sempre a camisola 1 tanto nos clubes que passou como na selecção, camisola essa que lhe pertencerá sempre ele que foi dos grandes jogadores mundiais e um dos melhores guarda-redes da história do futebol de todos os tempos.



A nível de clubes

Preud'homme chegou ao Standard Liège com apenas 10 anos e lá fez toda a sua formação de jogador, chegando a equipa sénior na época de 1977-1978, ao serviço do Standard Liège Preud'Homme foi Bi-Campeão Belga (1981/1982 , 1982/1983). No ano de 1986 Preud'Homme transferiu-se para o KV Mechelen clube onde viria a conquistar o seu grande titulo Europeu a Taça dos Clubes Vencedores de Taças na época de 1987/88 com a vitória por 1-0 contra o AFC Ajax. Após a Copa do Mundo FIFA de 1994 Michel transferiu-se para Portugal, para o SL Benfica pela mão do Presidente Manuel Damásio, foi mesmo o primeiro guarda-redes estrangeiro a defender as redes do clube de Lisboa. É certo que Preud'Homme não foi campeão pelo SL Benfica, «Tenho pena de não ter sido campeão pelo Benfica.» confessou, mas foi um jogador que marcou a história do clube sendo mesmo acarinhado pelos adeptos como Saint Michel pelas defesas impossíveis e pelas vitórias que segurou nas mãos, venceu a Taça de Portugal na época de 1995/1996 3-1 contra o Sporting.

Pela selecção

Pela selecção nacional da Bélgica, Preud'homme contabilizou 58 internacionalizações, entre 1979 e 1995, estreou-se num empate contra a República Democrática Alemã em Abril de 1978, mas não esteve presente no Campeonato Europeu de Futebol 1984 e na Copa do Mundo de Futebol 1986 devido a problemas que o deixaram fora das convocatorias. O ponto alto foi da sua carreira internacional pela selecção foi a Copa do Mundo FIFA de 1994 onde após fazer uma boa fase de grupos a Bélgica de Preud'Homme foi eliminada nos 1/8 de final pela poderosa Alemanha. Apesar disso ele veio mesmo a conquistar o Troféu Lev Yashin de melhor guarda-redes.

Despedida das Balizas

Preud'Homme retirou-se do mundo do futebol em 1999, com 40 anos de idade numa partida amigável contra o FC Bayern Munique onde foi substituido por Carlos Bossio. Os 80.000 adeptos que enchiam o Estádio da Luz alhearam-se do jogo que prosseguia para aplaudir de pé e aclamar Preud'Homme, enquanto ele deu uma volta gloriosa ao estádio com a sua mulher e filhos. Era o fim de uma grande carreira.

O depois

Ainda no SL Benfica Preud'Homme assumiu a convite do Presidente João Vale e Azevedo, o cargo de Director de Relações Internacionais do clube. Em 2000 partiu de novo para o Standard Liège, clube do coração onde desempenhou o cargo de treinador e director derportivo. Actualmente é treinador do Standard Liège, onde em Agosto de 2006, substituiu Johan Boskamp. Conduziu a equipe ao título na edição de 2007/08 do campeonato belga, encerrando um jejum de 25 anos do Standard (e de uma equipe da Valônia, a parte francófona e menos desenvolvida da Bélgica) no torneio.


Informação retirada de Wikipedia

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Cebola deixa Licha a "chorar"...

Não é só ir buscar jogadores do Benfica, é preciso saber gerir as consequências do que se faz.

Depois da contratação de Rodriguez, Lucho exigiu aumento de salário (e conseguiu). Nesta altura, é Lizandro quem o exige, por intermédio do seu empresário, que acha discriminatória a forma como a SAD portista está a tratar o avançado. Pois é, é que Licha foi SÓ o melhor marcador na época passada e vê Rodriguez chegar, sem grandes provas dadas, e ganhar cerca de 60% mais.
E como Lizandro, certamente haverá mais descontentes...

sábado, 4 de outubro de 2008

Novo "look"

O Fair Play Blog está de cara lavada. Sugestões ou críticas ao novo aspecto são bem-vindas.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Esta é de Quique e Rui Costa


O Benfica acaba de garantir a presença na fase de grupos da UEFA , ao vencer o Nápoles por 2-0, golos de Reyes e Nuno Gomes.

Uma vitória que, aliada à boa exibição de todos os jogadores e, acima de tudo, da equipa, dá garantias do trabalho realizado pelo nosso Maestro, agora Director desportivo, e pela equipa técnica, liderada por Quique Flores. Há qualidade, há entrega, há trabalho, há perspectivas de um futuro risonho, assim lhes seja dado tempo para evoluir. Temos Benfica!


PS: Esta vitória ficou também marcada pela estreia da Benfica TV. Uma boa estreia, diga-se.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Foram 4...

... mas podiam bem ter sido outros tantos.

Uma derrota com o Sporting e o Jesualdo pode começar a preparar as malas.

Dizem que houve estalada no aeroporto...

...e parece que desta vez não foi o primo do Veiga.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Será?

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Aperta com eles, Quique (parte II)

Cardozo está suspenso pelo Benfica, alegadamente por não estar a treinar nos limites. Se for realmente essa a razão, Quique começa a merecer a minha simpatia. Para jogar num clube como o Benfica não basta o nome ou a qualidade (por muita que seja).

Disciplina, seriedade, empenho, profissionalismo, respeito pelos adeptos. Tudo coisas que têm faltado no Benfica dos últimos anos e que se exigem a este nível.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Quando é que 18,6 + 6 = 40?

Ou é desespero pelo dinheiro ou a necessidade de fazer a vontade ao jogador. Seja como for, não é nada habitual no Pinto da Costa...



PS: na conjuntura actual, Quaresma foi bem vendido, não coloco isso em causa. Já quanto à coerência do presidente do FCP...

Aperta com eles, Quique!

Não vi o clássico de sábado por falta de SportTv, mas pelo que fui ouvindo e lendo os jogadores do Benfica passaram uma segunda parte de "sofrimento" físico, com lesões pelo meio e muitas dores musculares... Ao que também por aí consta, o culpado terá sido Quique, que os obrigou a treinar na manhã do jogo.

Meus amigos, eu trabalho 5 (às vezes 6) dias por semana, 9 horas por dia, para ganhar uma ínfima parte do que vocês ganham... Não podem com as pernas, mudem de profissão.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Na pequenez de uns...

...se reconhece a grandeza de outros.


Decorria o minuto 85 do FC Porto x Belenenses, que os da casa venciam por 2-0, quando muitos dos seus adeptos começaram a cantar o já habitual cântico de insulto ao seu maior rival, o Sport Lisboa e Benfica. Lembro que a equipa da capital nada tinha a ver com este encontro...

domingo, 24 de agosto de 2008

Ready, set, GO!



E à primeira jornada, recomeça o choradinho. Paulo Bento praticamente acusa o árbitro auxiliar de prejudicar deliberadamente o seu Sporting. Não colocando em causa o facto do lance em que foi assinalada a grande penalidade ser fora da área (não vi, mas a generalidade dos comentários ao jogo aponta nesse sentido), é um tanto ou quanto rebuscada a teoria de que o auxiliar acreditaria que uma grande penalidade contra o Sporting, numa altura em que os verde-e-brancos venciam por 3 golos sem resposta frente ao recém-promovido Trofense, fosse provocar uma reviravolta no marcador.
E falo apenas da grande penalidade porque Paulo Bento aceita a expulsão de Polga nesse lance...

sexta-feira, 8 de agosto de 2008


Depois da edição experimental, na época passada, surge agora a 1ª Edição do Campeonato Nacional de Blogues. Para quem não sabe o que isto é, pode ver aqui a descrição.
Entretanto, já encerraram as inscrições, foi feita a divisão dos blogues pelos 2 grupos e definido o respectivo calendário. Como poderão ver aqui, o Fairplay Blog está entre os seleccionados para este concurso.

Para acompanhar por cá...

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Carta aberta ao presidente do Benfica

Tal como o post anterior, é longa mas vale bem a pena...

Carta aberta ao

Sr. Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Sr. Presidente do Conselho de Administração do Sport Lisboa e Benfica SAD, SA

Eu sócio número 11346 do Sport Lisboa e Benfica e accionista da SAD venho dirigir-me a V. Exas manifestando o meu descontentamento pela gestão desportiva do Club e da SAD achando-me no direito de reclamar a atenção para um conjunto estranhamente harmonioso de factos justificativos de (pelo menos aparentemente) incapacidade de gestão do nosso grandioso clube.

Esteja V. Exa. descansado que as minhas capacidades económicas não permitirão gerir um processo de reclamação judicial por danos morais e materiais (especialmente os primeiros) - conforme segundo consta o Comendador Joe Berardo terá colocado contra a ex-administração do BCP - que esta gestão, pelo menos aparentemente, danosa do clube e/ou SAD tem-me provocado. E portanto, limitar-me-ei ainda que desta forma escrita e aberta a pedir informações sobre alguns dos factos que têm surpreendido a família benfiquista e que extravasam a normal diligência e compreensão de um «bom pai de família».

Os acontecimentos mais recentes mais uma vez vêm demonstrar que o «filme» se vai repetindo ano após ano e importa pôr cobro definitivamente.

Então vamos directamente aos assuntos que me trazem aqui:

1º - Sabe V. Exa. que, nas modalidades colectivas, o Benfica na época finda foi campeão nacional no Andebol e no Futsal. Ironia do destino os treinadores campeões destas modalidades foram despedidos. Para além do que perpassa pela comunicação social relativamente ao suposto «mau feitio» destes treinadores não conheço outro motivo a não ser a respectiva competência dos mesmos. Parece assim, tratar-se da aplicação de um princípio de «gestão por objectivos / resultados» só que, com estranha aplicação. Os que ganham é que são mandados embora. No mínimo importaria dar a conhecer os motivos tão gravosos que ditaram o afastamento destes treinadores. Infelizmente noutras modalidades incluindo o futebol muitos agentes desportivos com quem gastámos e continuamos a gastar muito dinheiro e que demontram, com uma regularidade surpreendente não terem a qualidade e capacidade para defender os interesses do nosso clube neste permanecem!

2º. - Mas vamos ao futebol, que em termos mais imediatos me levou a escrever a V. Exa. Na época desportiva 20045/2006 o Benfica esteve até ao final da época a disputar o título de campeão nacional que lhe fugiu nas últimas jornadas no sprint final e porque se tornou evidente que o clube não tinha «banco». Teria bastado uns poucos ajustamentos com a contratação de alguns jovens jogadores para entrarem progressivamente na equipa e constituírem o tal «banco» para que a equipa do Benfica pudesse estar na linha da frente de disputa das principais provas desportivas, pelo menos ao nível interno.

3º- No entanto, já em fase de avançada programação da época V. Exa. decidiu «vender» o nosso melhor jogador Simão Sabrosa (que ao que julgo saber tinha uma cláusula de rescisão de vinte e cinco milhões), por vinte milhões e uns supostos contrapesos de opções de jogadores (não confirmados até à data presente), ao Atlético de Madrid.

4º. O pior é que esta venda provocou um autêntico cataclismo na formação da equipa. Para além da saída de Simão o Benfica que tinha um direito de opção por Miccoli que poderia ser exercido por cinco milhões não o exerceu e, asssim perdeu outro dos jogadores de maior categoria que o plantel tinha.

5º. Ainda na mesma época já antes havia sido comprado o Cardozo (e esfumou-se com a venda de Simão uma grande parte do goodwill desta aquisição pela perda de sinergias que uma presença Simão-Cardozo possibilitaria) e seguiu-se depois a compra de uma carrada de jogadores que, naturalmente, dissipou os vinte milhões auferidos. Desses jogadores, quem é que se lembra deles? Bergessio, Butt, Fábio Coentrão, Stretnovic, Zoro, Di Maria, Freddy Adu, Maxi Pereira (o único que à data presente ainda se mantém no plantel) um outro para o meio-campo que já nem me lembro o nome e que nunca fez um minuto em jogos oficiais … foi uma batelada deles… O melhor foi Christian Rodriguez emprestado… nesta época jogador do rival FC Porto. E salvou-se Di Maria, sem ainda atingir o potencial sugerido.

6º. – A esta confusão total surgiu a referente ao nosso jogador Manuel Fernandes que começou por integrar o grupo de trabalho para depois voltar a sair.

7º- Naturalmente, o treinador Fernando Santos, vendo todo o planeamento prejudicado por esta revolução, ia fazendo o que podia e não pôde, nem deixou de poder, muito ou pouco, porque foi despedido logo após um empate com o Leixões no jogo de estreia no campeonato.

8º- Foi contratado Camacho aclamado quando chegou, pela generalidade dos adeptos, mas que devido ao seu perfil psicológico, dificilmente poderia ser uma solução estável de futuro. E foi o que se viu. Deixou o clube com a época desportiva em curso ainda no 2º lugar mas com o campeonato perdido e praticamente eliminado da Uefa após derrota caseira.

9º. Antes ainda da saída de Camacho, na época de Janeiro contrataram-se mais uns quantos: Sepsi e Makukula…

10º. - Sepsi já foi emprestado e Makukula ao que se diz está em risco de sair do plantel. Pois fico pasmado quando li na imprensa que a sua contratação ao Marítimo custou mais de 4 milhões! (de facto o comunicado à CMVM fala de 3,5 milhões ao Sevilha, mas consta da imprensa que o Benfica ainda teve de indemnizar o Marítimo).

11º . Após o despedimento do treinador, o que é que foi feito de seguida? Ter uma postura agressiva e contratar um novo técnico de capacidade ainda para a época em curso tentando salvá-la através da obtenção de um lugar de acesso na Liga dos Campeões da época seguinte? Ou em alternativa, ser mais moderado e conservador, reconhecer que a época estava perdida, arranjar uma solução transitória, mais ou menos caseira, e preparar atempadamente a época seguinte?

12º- Pois nem uma coisa nem outra. A equipa esteve ao «Deus dará» e os factos confirmam a época seguinte não foi preparada devidamente.

13º. Já nem falo na ineficiência da gestão quanto ao futuro director desportivo Rui Costa anunciado como tal quando ainda era jogador… E em que medida isso teve grande contributo no 4º. lugar obtido?

14º- O novo treinador só foi conhecido há pouco tempo e pior do que isso, vê-se pelos jogos de preparação que nem sequer conhece os jogadores (quanto mais as suas características?) que o clube tem.

15º. Jogadores essenciais da época passada e da coluna vertebral da equipa saem: Rui Costa (por limite de idade, quanto a isto é a lei inexorável da vida), Christian Rodriguez… (um dos melhores se não o que teve melhor rendimento) e agora Petit!!!

16º. Até posso entender «doar» o Butt que chegara a custo zero para sair ao mesmo custo. Até porque nada confirmou nos jogos que fez na Taça da Liga.

17º. Agora como é possível «doar» Petit? O Benfica SAD que se ponha a pau que o Ministério das Finanças ainda vai cobrar imposto de selo, por causa desta doação!!! O Benfica que só tem três jogadores na selecção nacional: Quim, Petit e Nuno Gomes, dá-se ao luxo de oferecer Petit porque isso poupa salários - o salário do Zoro, esse preocupa pouco.. - ?!!!!.

18º- Ninguém percebe que Petit só vai ganhar o dobro do salário para o Colónia porque custou zero ao Colónia? Que há uma efectiva transferência indirecta do Benfica para o Petit ?

19º- Se o Colónia pagasse o «justo valor» da transferencia, estaria disposto a pagar o dobro dos salários ao Petit?

20º- Quem é que ficou a ganhar aqui nesta história muito mal contada? O Benfica é uma insituição de solidariedade ou é uma sociedade anónima desportiva com o capital aberto ao publico e cotada na Bolsa de Valores?

21º. Quem é o jogador que vai substituir o Petit no onze titular? Ainda vai ser comprado um? Binya - temo que não jogue mais de um terço dos jogos por castigo- ?

22º- Porque carga de água não preferem doar o Edcarlos e o Luís Filipe por mais asneiras atrás de asneiras que façam, jogo após jogo? Para esses sairem eu estou disposto até a pagar alguma coisa!

23º - Então não exerceram a opção de compra pelo Miccoli que custava cinco milhões de euros no máximo, mas nesta época já ofereciam seis milhões ou mais para o reaver?!

24º- Então não compraram o Aimar (até agora, em princípio, a melhor contratação) por indicações do treinador, um jogador tipicamente de organizador do jogo e o treinador logo põe-no a jogar como o mais avançado da equipa no jogo com o Sporting (tendo Makukula, Nuno Gomes e Cardozo disponíveis para jogar a avançado?) . Esta opção do treinador e testes de Jorge Ribeiro a médio direito faz-me desconfiar que vamos ter mais uma época desastrada…

25º- Então estas contratações de Ruben Amorim e Jorge Ribeiro foram avalizadas ou não pelo novo treinador?

26º- E continuam jogadores em número excessivo em quantidade e em número insuficiente em qualidade a trabalhar com o treinador … mas um dos que tem maior potencial – Fábio Coentrão (quem é que já se esqueceu daqueles dois golos no Estádio do Dragão?) – foi logo despachado?

27º - Porque se continua a fazer a preparação da equipa com jogadores que estão sempre a ser falados irem ser dispensados? Nuno Assis um dos melhores nos jogos feitos é constantemente associado ao Vitória de Guimarães. Afinal está-se a treinar o quê. Ou fica ou parte... É tempo de se tomarem as decisões. O campeonato começa daqui a duas semanas!

28º- Outra pergunta agora ao nível técnico. Para que foi V. Exas. contratar o treinador Diamantino para a equipa técnica 2008/2009 se logo o treinador principal contratado diz que não o quer a treinar? Há alguém no clube que diga uma coisa de manhã e volte a dizer o mesmo à tarde, ou as coisas estão sempre a mudar e a navegação é à bolina?

29º- Com este tipo de gestão mais uma vez temo que o Benfica à 5ª. jornada esteja irremediávelmente arredado do título face aos importantes compromissos com os rivais nas primeiras jornadas do campeonato e ao atraso irrefutável de preparação da equipa relativamente a estes.

30º. E não é a recente vitória no Torneio de Guimarães que me engana. Porque as limitações e ausencia de equipa/colectivo foi visível mais uma vez. Onde se viu um adversário, aliás, também mais fraco do que o ano passado, ter 12-1 em cantos num jogo de futebol contra o nosso clube?

31º. Diga o Sr. Presidente o que se pensa fazer com jogadores como Katsouranis, Luisão ... que constantemente são falados como possíveis saídas do clube.

32º. Fora da gestão mais directa da equipa de futebol outro assunto merece-me abordagem e mais uma vez o Benfica demonstrou inabilidade - conclusão que se tem de fazer em função dos resultados, e os resultados é que contam! Na verdade, o nosso clube postou-se na linha da frente em querer o desenvolvimento da apreciação na justiça desportiva dos diversos dossiers relacionados com as «influências» ilegítimas sobre as arbitragens- pelo que, aliás, sofreu nos últimos anos bem visíveis danos desportivos -. Admito que se assim não fosse tudo continuaria escondido. No entanto, não obstante toda a prova e decisões tomadas pelos orgãos competentes, o Benfica não logrou obter vencimento das suas posições relativamente ao dossier relacionado com a presença do nosso adversário FC Porto na «Champions League».

33º. - Seja com manobras dilatórias, com argumentações falaciosas - decisão não transitada em julgado apesar de não ter recorrido ?! - com o auxílio de opiniões jurídicas provenientes da Federação (fossem ou não vinculativas deste orgão) que serviram para baralhar a Uefa, ou com estapafúrdias manobras ditatoriais no Conselho de Justiça, agora finalmente postas a nu com o Parecer do Prof. Freitas do Amaral (se isto é assim no orgão máximo da jurisdição futebolistica nacional, como é que não seria nos outros orgãos ? ), ou seja com todos os trunfos pelo seu lado, nem assim o Benfica «ganhou o jogo» e fez vingar a sua tese de afastamento do Porto da presença da Champions!!!

34º. E mais uma vez tratou-se de uma derrota claríssima do nosso clube. Porque nestes campos extra-competitivos ou «compete-se e é para ganhar», ou «não se faz a inscrição». Ou seja o Benfica «inscreveu-se», gastou muito dinheiro e desgaste e acabou derrotado! Pior ainda a figura que o senhor presidente fez ao, depois de derrotado, dizer que afinal o Benfica não participaria na Champions League se ganhasse! O Sr. Presidente com a sua idade ainda precisa que lhe conte a fábula da raposa e das uvas?

Sr. Presidente, vai longa esta exposição. Não estou por dentro dos meandros do clube que me permita conhecer coisas eventualmente justificativas desta trajectória muito pouco linear e compreensível à luz da inteligência de um cidadão normal. O que peço é que dê justificações para esta trajectória (sem aparente rumo) ou demonstre então que a mesma faz parte de um plano bem concertado e é fruto de uma inteligência bem superior à minha...

Porto, 6 de Agosto de 2008

in Notinhgandall

O Ano Horribilis e o apito encarnado que ninguem investiga

É longo mas vale (mesmo) a pena:

«Não sei bem porque motivo, talvez por sentir uma imensa injustiça, que tem pairando sobre o mundo do futebol Nacional, dou comigo a escrever este artigo.
Todos sabem que o conto do Apito-Dourado partiu de um clube, que não tendo qualidade Desportiva para se bater de igual para igual em campo, construiu ardilosamente esta cabala, que todos conhecem, nascendo com o célebre Dossier, até os dias de hoje.
Só os fanáticos desse clube, continuam a acreditar, que toda esta história tem fundamento!
A cegueira é tal que até atribuíram tentativa de corrupção num período da vida do FCPorto de excelente perfomanse, ou não tivessem ganho nessa altura a Taça dos Campeões Europeus!
Claro que para os indefectíveis fanáticos, até este percurso Europeu foi sujeito a corrupção!
O Senhor Procurador Geral da República resolve estruturar um departamento praticamente autónomo, para deslindar este teórico caso de eventual corrupção no Futebol Nacional!
Ao fim de longos meses, é escolhido como exemplo de tal crime um jogo que por ridículo que pareça o FCP até empatou e onde o relatório técnico de apreciação à actuação do árbitro inclusive indica (está escrito) que o FCPorto foi prejudicado. Mas porquê este jogo? Simplesmente porque a concubina do Presidente do FCPorto, agora desavinda e desentendida com este tentou chantageá-lo mas como não conseguiu, procurou refugio onde sabia que teria todo o acolhimento.
Aí acarinhada e protegida (qual galinha de ovos de ouro) é aconselhada e lança a maior campanha de intoxicação contra Pinto da Costa, como revanche pessoal e passional, associada à sede do agora é que vamos acabar com ele, por parte do clube acolhedor da concubina! Toca a prestar declarações avulsas a torto e a direito,inclusive ás autoridades do ECPAD, sendo apadrinhada claro está pelo presidente do clube mentor da cabala. Para além do livro adulterado, até um filme fizeram.

Tudo continua como começou, com uma revolta muito grande por falta de equidade de quem a deveria demonstrar e ter como lema de JUSTIÇA a IMPARCIALIDADE mas o ECPAD de Maria J Morgado só tem olhos para Pinto da Costa.
Todas as vigarices, descaradas e públicas, patrocinados pelo presidente do clube mentor da cabala contra o FCPorto, para o ECPAD não existem…….Só o FCP é que é o alvo com o seu Presidente, neste caso digo eu, ” é preferível uma mulher certa no lugar certo, que um bom jogador.”
Por isso meus caros Futeboleiros só para alguns naturalmente, vou deixar à vossa consideração aquilo que acho que o FCPorto, depois de encurralado e injustiçado por todos, ou seja: MP, PJ, LIGA, FPF, e fundamentalmente pela Imprensa escrita e televisionada, deveria ou deverá no meu entender apresentar com carácter de URGÊNCIA para análise do departamento conveniente da UEFA o seguinte:
ENCARNADO E AMARELOAs cores da honestidade desportiva

No ano horribilis de 2005 aconteceu aquele que foi o maior roubo da história do futebol português e curiosamente ou não o produto desse assalto foi mais uma vez para os bolsos do mesmo clube de sempre. Mas já lá vamos.

Decorria o ano de 1999 quando Luís Filipe Vieira, à época Presidente do Alverca pensou na melhor forma de entrar no Sport Lisboa e Benfica e com isso atingir o grau de notoriedade financeiro e pessoal que essa função trás. Para conseguir esses objectivos e como estava associado a uma “amizade” com Pinto da Costa tratou de inventar um testa de ferro de seu nome Manuel Vilarinho. Mas para isso teria primeiro de arredar João Vale e Azevedo da presidência do clube encarnado. O advogado que tinha granjeado grande apoio da massa associativa muito por força do seu discurso populista anti-porto, era um empecilho, uma pedra no sapato. Roubar o Benfica nunca foi problema para ninguém a não ser quando alguém quer tomar o lugar que proporciona em Portugal mais vantagens do que ser Presidente da República. Começam então as manobras de bastidores que levaram à prisão de Vale e Azevedo por alegados e mais tarde provados (?) desvios de dinheiro. Mas deixemos essa vertente da conspiração para os outros – o que nos interessa aqui é apurar outras jogadas extra-desportivas. Afastado Vale e Azevedo era altura de colocar na presidência o seu testa de ferro – nada mais fácil depois de uma autêntica guerra na imprensa onde começaram a aparecer as mais variadas provas contra o advogado. A opinião pública e o universo benfiquista estava assegurado - Vale era um ladrão… Manuel Vilarinho é eleito em 2000 com o apoio de Luís Filipe Vieira, presidente do Alverca – clube satélite do Benfica, cargo que acumulou com o de director do SLB até meados de 2003 ainda que com funções um pouco nebulosas. Durante esses três anos de mandato de Vilarinho foi notório que quem mandava de facto era LFV e já se sabia de antemão que era uma questão de tempo até este subir ao poder.

Entretanto, e como presidente do Alverca, LFV foi fazendo jogadas de charme para com os associados benfiquistas de forma a que o seu passado com o cachecol azul e branco fosse rapidamente esquecido. Atacou o FC Porto, o seu presidente, os adeptos azuis e brancos e como cereja ofereceu Pedro Mantorras ao SLB . O jogador que com 17 anos jogava com uma enorme pujança física no Alverca e que segundo LFV valeria 90 Milhões de euros. De outra forma seria impossível que este empresário ligado às mais diversas actividades económicas (…) fosse eleito em 2003 depois da desistência de Vilarinho em continuar o projecto a que se tinha proposto. Não surpreendeu o sentido de voto. Dizia Vilarinho, que para tornar o Benfica campeão, só com um homem como LFV nos comandos do clube encarnado. Os adeptos sedentos de vitórias concordaram e assim começou “oficialmente” o reinado.
Poderíamos escalpelizar os contornos duvidosos da transferência do angolano para a Luz, as contas que ficaram por saldar com a SAD ribatejana, a constituição de uma SAD que beneficiou todos menos o próprio Alverca, os jogos deste clube de 1999 a 2003 com o Benfica e outras histórias que circulam nos corredores do futebol português, mas aqui a questão é voltarmos ao primeiro parágrafo deste texto – “se tivesse existido verdade desportiva estaríamos seguramente a um pequeno passo de festejar o hexa”.

Dois anos depois de ter chegado à presidência do SLB, LFV já desesperava por não conseguir cumprir a principal promessa eleitoral – o titulo nacional de futebol. O de futsal já era uma realidade mas não chegava sequer para promessa…apenas para LFV aparecer de tronco nu perante as câmaras de TV…

COMEÇA O ESTORILGATE

Lembrou-se então de convidar José Veiga, que há muito tinha sido desmascarado por PdC como o homem que fez fortuna com uma “pá de pedreiro”. José Veiga era à época presidente da SAD do Estoril-Praia, clube que tinha descido à 2ª Divisão B mas que desde que entrou no clube, este teve uma subida meteórica até à 1ª Liga. Veiga utilizava o clube canarinho como porta de entrada e saída para muitos jogadores brasileiros. Foram feitos muitos negócios mas nenhum beneficiou financeiramente o Estoril – recorde-se que Veiga também era o dono do Bom Sucesso, um pequeno clube brasileiro. Lembro-me de ver o Estoril-Praia a jogar bom futebol mas a ser sistematicamente ajudado por factores a que muitos chamavam de "sorte". A verdade é que o Estoril subiu de divisão e Veiga é convidado para o Benfica. Contudo os regulamentos não deixavam que este acumulasse os dois cargos – o de presidente e accionista da SAD do Estoril com as de director desportivo do Benfica. Nada mais fácil de resolver – LFV já tinha feito o mesmo com o Alverca na época de Vilarinho – e vendeu a sua participação a três empresas inglesas que nunca se soube muito bem a quem pertenciam e que tinham sede social em paraísos fiscais. Resolvida essa questão com a estranha conivência da CMVM e da Liga presidida por Valentim Loureiro eis que Veiga entra no Benfica – começava então a época das beijocas.Estávamos em 2005 e o FC Porto tinha acabado de conseguir tudo aquilo que LFV tinha prometido aos adeptos benfiquistas – domínio em termos europeus, a conquista de provas internacionais, a espinha dorsal da Selecção Nacional…

LFV tinha obrigatoriamente de “fazer as coisas por outro lado” e Veiga era a peça chave do seu plano. No Estoril, este já tinha provado que mais do que ninguém conseguia mexer os cordelinhos das nomeações, dos sumaríssimos, das promessas vãs a jogadores adversários e como extra o Benfica teria menos um adversário no campo – o Benfica começava o campeonato com 6 pts a mais do que os restantes adversários. O Estoril era na teoria o Benfica B.
Em troca, Veiga decidiria qual o treinador e teria controlo absoluto sobre transferências ganhando com isso as habituais comissões mas sobretudo a protecção de se trabalhar para o Benfica. Recorde-se que Vale e Azevedo apenas foi preso depois de ter saído do clube e apenas quando isso deu jeito aos da sua laia.

O campeonato foi um autêntico desfile de ladrões equipados de negro. Trapattoni é um senhor do futebol e sabe imenso da poda, mas o seu desconhecimento do futebol português aliado a uma equipa medíocre onde pontificavam jogadores como Karadas , Delibasic , Everson , Carlitos, Sokota , Bruno Aguiar entre outras pérolas da arte de bem jogar futebol era manifestamente muito pouco para almejar o titulo. Mas, e já dizia o Carlos Cruz – existe sempre um mas - com Veiga e as suas beijocas aliado a um ano atípico do FC Porto com três treinadores tudo seria possível. E foi.

Entre muitos roubos de igreja, foquemo-nos nos dois jogos com o Estoril de Veiga.
Na primeira volta, no jogo disputado na Luz os jogadores canarinhos ainda não tinham bem noção de quem é que lhes pagava os ordenados e fazem uma primeira parte em que dominam o Benfica. Chegado o intervalo, foi tornado público por Paulo Sousa (emprestado pelo Boavista) que Petit exigiu que estes abrandassem o ritmo de jogo e que deixassem de meter o pé. Paralelamente, o árbitro do desafio recebia uma camisola do SLB como “recuerdo” durante esse mesmo intervalo. A cama estava feita e o homem de negro até calçava botas com o símbolo da águia. Tudo coisas normais de acontecerem numa competição profissional. Espanta-me que o apito não tivesse também ficado em casa. O Benfica acabou por ganhar o jogo e recordo a indignação de parte do plantel e equipa técnica do Estoril no final do encontro.
A roubalheira espalhou-se por todos os campos em que o Benfica jogava e a par de 1994 foram muitos os jogos ganhos depois do tempo regulamentar ou com as célebres faltas apitadas ao contrário ou penalties e fora de jogo fantasma.Ainda assim, o Benfica jogava mal e tinha muitas dificuldades para vencer. O FC Porto conseguia chegar à recta final do campeonato colado aos encarnados e o xeque-mate de Veiga seria feito aquando da visita do SLB à Amoreira, num campo tradicionalmente difícil para os grandes.

Veiga já estava avisado que Litos e Carlos Xavier tentavam blindar o balneário canarinho das influências patronais e decide dar ordens à administração do Estoril presidido por António Figueiredo (ex-dirigente benfiquista) para que este aceitasse a “sugestão” de o desafio ser jogado no Algarve. A administração estorilista acede com a naturalidade de um empregado que acata as ordens patronais e informa o plantel disso mesmo. O jogo era marcado para o Algarve com a anuência da Liga.(Cunha Leal)

Porém, Litos, Xavier, sócios e alguns jogadores nucleares do clube da linha reclamam da decisão alegando que o Estoril precisava de pontuar para se manter na 1ª Liga e que jogando no seu campo as hipóteses de somar pontos seriam naturalmente maiores. Nada feito. As ordens estavam dadas e o argumento ia no sentido de que era a única forma de os ordenados em atraso serem pagos. Era mais importante o aspecto financeiro do que o desportivo mas a verdade é que a descida de divisão trazia muito mais problemas económicos do que o não pagamento dos ordenados, mas como a questão dos vencimentos já tinha sido acautelada meses antes, naquela que foi a preparação psicológica para que os jogadores sentissem mais do que nunca a necessidade de receber dinheiro para pagar as contas…o desespero financeiro de alguns seria mais forte do que a sua moral desportiva.

Litos e Xavier não se calaram e Veiga tinha um problema para resolver em plena semana de jogo. Os treinadores canarinhos utilizavam diariamente o escândalo de terem que ir jogar ao Algarve para motivarem o plantel para o jogo das suas vidas, fazendo ver a estes que a vitória era o único resultado positivo para calarem os rumores de pressão externa e que ficando na 1ª Liga seria vantajoso para todos a nível desportivo – um jogador que desce tem menos chances de fazer bons contratos do que aqueles que conseguem a manutenção.

Veiga decide enviar um familiar trajado de capanga ao Estoril e este irrompe pelo campo durante um treino. É a revolta de Litos e Xavier que conseguem expulsar aquele que mais tarde acaba por se encontrar com alguns jogadores no Bar do Campo situado na parte exterior do Estádio da Amoreira.Enquanto a grande parte dos intervenientes guarda para si as indicações do emissário de Veiga, existiram dois jogadores que falaram com a equipa técnica relatando o sucedido durante o almoço bem regado. Reza a história de que alguns teriam tido a promessa de envergar na época seguinte a camisola encarnada ou no mínimo de ingressar em clubes de maior nomeada pela mão daquele que já tinha sido o principal empresário do mundo – José Veiga.


Chegado o dia de jogo aconteceu aquilo que todos sabemos. Os jogadores do Benfica jogavam em casa perante 30000 benfiquistas ávidos de interromper o jejum de 11 anos e o Estoril teria que enfrentar duas equipas e meia – o adversário, os homens de negro e metade da sua própria equipa.Surpreendentemente o Estoril coloca-se em vantagem ainda que aos 25 minutos um dos jogadores presentes no almoço já tivesse sido expulso. O jogo vai para intervalo e a segunda parte trás mais do mesmo, com um Estoril aguerrido pela enorme disponibilidade moral de jogadores como Dorival , Abadito , Jorge Baptista, Elias, João Pedro e Torres. O resultado teimava em manter-se apesar da ajuda de Hélio Santos para empurrar o SLB para dentro da área do Estoril.
Depois de muita pressão, Luisão marca o golo do empate aos 75 minutos mas não chegava pois o FC Porto continuava muito perto. Aos 78 minutos Hélio Santos expulsa o avançado João Paulo que tinha rendido Moses aos 55 minutos. O Estoril passava a jogar com 9 jogadores e foi com naturalidade que assistimos ao golo de Mantorras 4 minutos depois.
O resultado de 1-2, a exibição dos árbitros e alguns jogadores do Estoril confirmavam os maiores receios de quem queria acreditar em justiça desportiva. Tinha sido notória a anormalidade de certas jogadas.

No final, Litos diz tudo o que lhe veio à cabeça perante um grupo de jornalistas que não escondiam a alegria de ver o Benfica perto de ser campeão 11 anos depois. No dia seguinte as capas dos jornais falam em festa do futebol e esquecem as manigâncias do desafio. Dias depois, Litos esclarece que foi ameaçado de despedimento por Veiga.Mas como, se Veiga não tem ligações ao Estoril? Perguntavam algumas inteligências jornalisticas.

A verdade é que o Benfica foi Campeão Nacional, o Estoril desceu de divisão, os ordenados não foram pagos, Litos e Xavier foram mesmo demitidos e Rui Duarte, Paulo Sousa, Moses , Cissé Fellahi , Amoreirinha e Yanick não foram para o Benfica à imagem do que aconteceu noutras alturas com jogadores como Nuno Assis, Fonte, Marco Ferreira…Durante toda a época de 2004/05, os dirigentes do Benfica foram vistos e ouvidos a combinarem nomeações de árbitros, a terem menos adversários do que os restantes competidores, jogando duas vezes em casa, a almoçar e a jantar com intervenientes do jogo, a oferecer beijocas e empregos em algumas empresas ligadas ao Benfica e seus dirigentes…tantas coisas que daria um texto maior do que este.

Nada serviu para fazer Maria José Morgado reabrir processos que já tinham sido arquivados apesar das provas e testemunhos de pessoas credíveis. A CMVM decidiu 3 anos depois multar Veiga com a quantia “astronómica” de 30 000 euros por ter ficado provado para esta que o “senhor das beijocas” teria tido participação numa sociedade aberta e outra cotada sem ter feito a declaração disso mesmo.

A imprensa reagiu a este escândalo com pequenas notícias ou notícias nenhumas.

O MP assobia para o ar.

A imprensa assobia para o ar.

Para todos os efeitos, o apito encarnado não existiu. Ou será apito de cristal? Não interessa. Não existiu. Não existe.Existirá?

Por Fernando José Tavares »
In Futebolar http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080805/vieira-veiga-estorilgate-e-outros-que-tais

segunda-feira, 28 de julho de 2008

O mal de demorar a contratar treinador...

... é que chegamos a esta altura com ele a tentar ainda descobrir quem é dispensável...

Por mim, rua com Luís Filipe, Edcarlos, Zoro, Binya, Maxi Pereira, Makukula, Mantorras... Com boa proposta pode seguir também Luisão.

Outra incompreensível é gastar tanto tempo e dinheiro para contratar um bom 10, para depois o colocar a avançado...

Os meus "25" para o Benfica:
G.R.
Quim
Moreira
Bruno Costa

D.D.
Nelson
A contratar

D.E.
Léo
Sepsi

D.C.
Katso
David Luiz
Miguel Victor
Sidnei (se fôr tão bom como o pintam)

M.Def.
Fellipe Bastos
Rúben Amorim

M.C.
Yebda
C. Martins

M.D.
Balboa
A contratar

M.E.
Di Maria
Jorge Ribeiro

M. Of.
Aimar
Nuno Assis

Av.
Cardozo
Nuno Gomes
Urreta
A contratar

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Aimar está por horas...



...há semanas.
A imprensa portuguesa é de uma fiabilidade tremenda... Ora está confirmado, ora o Rui Costa vai a Saragoça fechar o negócio, a seguir já tem ordem para seguir viagem, já se despediu dos colegas, nada está decidido, vai ficar no clube, já tem acordo novamente, vai para outro lado, vem para o Benfica, torna a ficar... E andamos todos nisto, com muita gente a comprar jornais à custa de quem não se preocupa com a veracidade das notícias que pública e pensa apenas em vender...

É este o nosso cantinho à beira-mar plantado.

domingo, 13 de julho de 2008

Ora diga lá outra vez??

«Sou sempre a favor de proteger o jogador. Se o jogador quer sair, deixem-no sair. (...) Se o jogador quer jogar noutro lado, então tem de ser encontrada uma solução, porque se ele ficar num clube onde não se sente confortável para jogar então não é bom para o jogador nem para o clube. (...)

No futebol há uma espécie de escravatura, ao comprar jogadores para os colocar aqui e ali. Estamos a tentar intervir nestes casos. A reacção ao acórdão Bosman foi tentar fazer contratos de longo prazo, para tentar segurar os jogadores»

Joseph Blatter, presidente da FIFA, sobre C. Ronaldo

Os clubes investem milhões de euros num jogador, dão-lhe formação, fazem deles estrelas, pagam-lhes milhões para darem uns pontapés numa bola e, se o jogador decidir sair, é deixá-lo sair? E os interesses dos clubes ficam onde? O Ronaldo assinou um contrato longo por ter alguma arma apontada ou foi de livre vontade? Assumiu um compromisso, que o cumpra!


PS: associar a palavra "escravatura" a um emprego onde se ganham fortunas enormes é, no mínimo, de muito mau gosto. O sr. Blatter deveria ter mais cuidado com o que diz...

Novo Seleccionador

Carlos Queiroz foi a escolha de Gilberto Madaíl para liderar a Selecção Portuguesa nos apuramentos para o Mundial 2010 e Europeu 2012 e, esperamos, nas respectivas fases finais.

Não seria a minha primeira escolha. Lembro que, enquanto treinador principal e apesar de passagens por Sporting, Real Madrid, Selecção Portuguesa, Selecção da África do Sul e mais uns quantos clubes, o seu currículo conta apenas com o Campeonato do Mundo de sub-20 por Portugal e uma Taça de portugal pelo Sporting. Queiroz ganhou muitos titulos, sim, mas enquanto adjunto de Ferguson no Man. Utd.

No entanto, desejo-lhe toda a sorte nestas novas funções. Por Portugal.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Um desabafo

Em 1º lugar, sou portista.

E como portista, ja nada me espanta neste benfica dos ultimos 20 anos +/-

Da ideia de que o clube adormeceu á sombra de um passado dourado, e foi dormindo, dormindo e ficou pelo caminho, perdeu a hegemonia, perdeu organização, perdeu rasgo e competencia..

Faz-me impressão como quem esta na direcção tenta justificar todos os falhanços e "desarrumar da casa" com corrupções e jogadas menos claras dos adversarios..
Ninguem que anda no dirigismo desportivo de topo em portugal é santo, sejamos sinceros e honestos, todos tem rabos de palha, sem excepção, é um mundo que mais parece um charco.

O porto, sporting e benfica são muito beneficiados em relação a todos os outros.

fora a areia que ha cerca de 15 anos atiram para os olhos dos benfiquistas, incrivelmente estes parecem não ver que na realidade o benfica perde pois não tem os melhores dirigentes, treinadores ou jogadores, falta-lhe organização basica, de fundo, estrutura, planeamento, falta-lhe algo tão simples como manter dentro do clube aquilo que é do foro interno do clube, nem sequer conseguem limpar o clube de bufos e assalariados dos jornais diarios desportivos, quanto mais manter um certo secretismo quanto á estrategia desportiva...

é incrivel como anda toda a gente a falar de chocolates e leite e rebuçados para justificar toda a idiotice e tiros nos pés que o benfica inflinge em si mesmo e que o impede de ser competitivo.

Este caso do cebola, como anteriormente do micoli, apenas vem mostrar que nada mudou na luz com a entrada de rui costa para dir desportivo.
mais tiros nos pés.

podiam ter assegurado micolli pelo dinheiro que foram dispender em makukula que obviamente nao é nem pode corresponder áquilo que desejavam que fosse.

com cebola vão cometer novo erro.

e assim vão as coisas, Incompetencia pura e dura.

depois colocam as culpas nos arbitros e nos corruptos, enfim

domingo, 22 de junho de 2008

Benfica vs. Porto

Desde sempre a rivalidade Norte/Sul existiu, mas parece-me que nos últimos tempos ainda é mais evidente... Tudo porque os adeptos dos dois clubes insistem em ter razão no que acreditam ser a verdade (desportiva e não só!). Mas a tensão ainda aumentou por causa do processo na UEFA e a decisão desta entidade recentemente divulgada.

Como se não bastasse tudo isto, um homem tem dado que falar por estar de malas feitas para mudar de 'casa'. E o homem de quem se fala nestes dias é... Rodriguéz, o Cebola!

Ex- jogador do SL Benfica, vinculou-se por quatro temporadas com o clube tricampeão de Portugal - o FC Porto -, quando os "encarnados" tentavam a sua renovação/aquisição do seu passe...

Pergunto-me quais os motivos para tanta discussão - mais ainda do que já era habitual.

Será porque os benfiquistas ainda não se conformaram com a não ida à Champions na próxima época?
Será porque os da Luz queriam o jogador a todo o custo e ainda assim este os preteriu para se mudar para o Dragão?
Será que tudo isto ainda ferve mais com as outras modalidades que ambos os clubes têm - na ordem do dia está o hóquei em patins?
Será tudo isto conjugado ao facto de os adeptos dos dois clubes já não se suportarem?


No fim de contas o que me deixa um pouco mais calma é que o meu Sporting e os seus adeptos estão de fora a assistir...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

É a justiça portuguesa, concerteza...


Depois de conhecida a decisão da UEFA de suspender o FC Porto das provas europeias, eis que surge mais uma razão para nos sentirmos orgulhosos de ser portugueses (ou não...).

O bem-amado CJ da Federação encontrou forma de dar a volta à situação:
apesar de apenas Pinto da Costa ter recorrido da sua sentença, o CJ decidiu agora anexar ao recurso do presidente dos dragões o processo relativo ao próprio clube (até aqui um processo independente).

Bem informado, como habitualmente costuma estar, PC já revelou à SIC saber que o(s) processo(s) vai ser arquivado. Ora, sem condenação a nível nacional, a UEFA não poderá manter a suspensão...

É incrível como se condena alguém por corrupção (ou tentativa de coação, chamem-lhe o que quiserem) e depois se usam todas as artimanhas para defender essas pessoas. Portugal no seu melhor, sem dúvida...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

O adeus de um dos melhores "10" da história do futebol

"Para Luís Figo, Rui Costa reúne características técnicas que o colocam no topo “como um dos melhores intérpretes” do jogo e especificidades humanas que fazem dele um gigante, “muito maior que o Benfica”.

Na véspera do final de carreira do amigo, Figo inverte papéis e coloca o ónus da gratidão no lado do emblema recuperando a falhada transferência para o Barcelona em 1994. “É o clube que tem obrigação de o fazer feliz: saiu para onde e quando o Benfica quis [Fiorentina] e precisou. Desse ponto de vista, julgo até que o Rui poderá ter sido prejudicado na sua carreira.”

Luis Figo, in Record.

Se os elogios a um colega numa altura destas ficam sempre bem, certos comentários seriam totalmente evitáveis.
Primeiro, porque comparar a grandeza de Rui Costa com a do Benfica é um absurdo. São ambos enormes, mas não se pode (ou não deve) comparar um jogador com um clube.
Segundo, e mais importante, porque o próprio Rui Costa nunca se queixou de ter sido (eventualmente) prejudicado na sua carreira. O Maestro serviu com lealdade e amor à camisola os clubes por onde passou, tendo conquistado sempre a simpatia, admiração e carinho dos adeptos, jogadores, treinadores e dirigentes, não só dos "seus" clubes como também dos adversários.

Rui Costa passeou classe dentro e fora dos relvados, sabendo retirar-se (primeiro da selecção, depois da carreira como jogador) na altura certa, enquanto está em alta. Nunca foi acusado de "pesetero" ou "traidor", por exemplo, nem se continua a arrastar para o esquecimento. Numa coisa concordo com Figo: "
Rui Costa reúne características técnicas que o colocam no topo “como um dos melhores intérpretes” do jogo e especificidades humanas que fazem dele um gigante".

Parabéns ao Rui Costa por uma brilhante carreira, obrigado pelo que fez, não só no "nosso" Benfica, mas também pelo futebol em geral, e boa sorte para o futuro.

sábado, 10 de maio de 2008

Rui Costa



O Maestro merece, sem dúvida, uma homenagem por parte do clube que serve e que ama. Não o coloco em causa.
Poderiam era deixar isso para depois, fazer um joguito no início da próxima época, por exemplo. É que o momento é para tudo menos festas...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Outra vez?

Mais um jogo, mais uma exibição de treta, mais dois pontos perdidos...
Será que não há ninguém capaz de proibir estes azelhas de entrar em campo no próximo jogo? Perder por falta de comparência deve ser menos vergonhoso do que o que estes senhores pagos a peso de ouro andam a fazer a este clube...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

E como não há duas sem três...

Falta muito para acabar a época?

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Está consumado o descalabro...

Eleições, JÁ!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Com tantos nomes...

"José Mourinho, Humberto Coelho, Luiz Felipe Scolari e os italianos Alberto Malesani e Alberto Zaccheroni são cinco dos treinadores que Luís Filipe Vieira e Rui Costa estarão a estudar para suceder a José Antonio Camacho."
Correio da Manhã, 11 de Março 2008

"Acordo quase total entre Benfica e Queiroz"
Diário de Notícias, 28 de Março de 2008

"
Sven-Goran Eriksson, 60 anos, está na linha da frente para ser o novo treinador do Benfica"
A Bola, 5 de Abril de 2008

"Quique Flores: «Benfica contactou o meu empresário»"
Record, 12 de Abril de 2008


... ainda nos sai um Couceiro ou um Peseiro.

sábado, 12 de abril de 2008

A vantagem de não ter SportTV...

... é que não perdemos tempo a ver figuras tristes.

Venha lá a Taça, para evitar a vergonha total...

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Chamem a polícia!

Não vi o jogo, pelo que só comento os lances que vi num mini resumo. E o lance de que o Benfica se queixa, pela falta sobre Léo na área axadrezada é por demais óbvio. Lucílio Verdista fez o favor de sonegar uma grande penalidade aos encarnados.
No entanto, o discurso de LFV (e agora também de Chalana) está gasto e fora da validade. Mesmo que o Benfica tenha realizado a melhor exibição da época, como já li por aí, só está em segundo a 18(!) pontos do líder por culpa própria. Exige-se que LFV olhe mais para dentro do clube e fale menos, muito menos.

Já agora, parabéns ao FC Porto pelo título. Justíssimo, pelo que fez dentro das quatro linhas e pela qualidade e regularidade (ou falta delas) da concorrência.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

E agora?

Com a possibilidade de perder 6 pontos na Liga, há já quem prefira que, caso tudo seja provado e essa seja a sentença, o FC Porto não recorra da decisão. E isto porquê? Porque um eventual recurso arrastará a sentença para a próxima época, e é bem melhor que surja ainda esta, para aproveitar os actuais dezasseis pontos de avanço sobre o 2º classificado.

Fica a questão: arriscará o FC Porto começar a próxima época com menos 6 pontos, ou aceitará retirar 6 aos 16? Não esquecendo que, se não recorrer, estará a admitir a culpa...

segunda-feira, 31 de março de 2008

E olhar por ti abaixo, não?

«Se calhar, até foi mau para o Benfica ter sido campeão recentemente, pois as pessoas teriam os pés mais bem assentes no chão.»
Luis Filipe Vieira, 30 de Março de 2008

«Se eu fosse o treinador só queria dormir, porque quando acordasse não sabia qual a equipa que ia pôr a jogar, com tanta qualidade»
Luis Filipe Vieira, 14 de Agosto de 2007

sábado, 29 de março de 2008

Parabéns, Maestro!

Rui Manuel César Costa


Um excelente jogador, um grande Homem!
Que possas terminar a carreira com a conquista da Taça de Portugal e que tenhas tanto sucesso como dirigente do Benfica como tiveste enquanto jogador.

Quem te (ou)viu e quem te vê...

«Sou o melhor guarda-redes da Europa, mas aqui não jogo»

Stojkovic, GR do Sporting, 28 de Março

quarta-feira, 19 de março de 2008

Como é que é?

«Fizemos uma grande primeira parte, dominámos o jogo quase por inteiro (...)
O Benfica jogou muito bem, fazendo coisas que há muito tempo não fazia»
Fernando Chalana, 16 de Março, após o Marítimo x Benfica


terça-feira, 11 de março de 2008

Camacho e Paulo Bento

Vamos lá então ver alguns aspectos relativos aos dois treinadores...

Camacho:

  • Tem a equipa no segundo lugar da tabela.
  • Abandonou o Benfica depois de uma série de maus resultados.
  • Percebeu que não podia fazer mais pela equipa e demitiu-se.
  • Sai, pensando no bem da equipa.
Paulo Bento:
  • Está em quinto lugar, mas pode descer mais um.
  • Tem maus resultados/más exibições jogo após jogo.
  • Arrisca, neste momento, uma classificação que pode colocar a equipa fora dos lugares europeus.
  • Continua em Alvalade convicto de que é o melhor para a equipa.
Depois desta mini comparação, tendo por base os aspectos mais importantes para as equipas (classificação e resultados), há algumas perguntas pertinentes, segundo o meu ponto de vista, que se podem colocar:
  1. Porque é que o "mister" Camacho sai e é aplaudido na sua decisão?
  2. Esta saída de Camacho não é para satisfazer os insatisfeitos?
  3. Será que Paulo Bento é assim tão bom treinador nesta altura para manter o seu lugar?
  4. Quererá o treinador de Alvalade manter a estabilidade e a tranquilidade da equipa ao ficar?
  5. E, para concluir, não seria menos escandalosa a saída de Paulo Bento e a continuidade de Camacho no Benfica?
Acho que, em resposta a esta última pergunta, era totalmente aceitável se isso se verificasse....

sexta-feira, 7 de março de 2008

Noite europeia cinzenta

Sporting: Melhor o resultado que a exibição
VALEU A PEDRADA DE VUKCEVIC



A noite das equipas lusas na Taça UEFA para a disputa da 1ª mão dos oitavos-de-final começou em Inglaterra com o Sporting a visitar o Bolton, os leões entravam em campo com um bom historial no confronto com equipas britânicas, mas desde cedo denotaram enorme dificuldade em contrariar o futebol mais directo e mais físico dos ingleses, os homens de Paulo Bento falhavam na gestão da posse de bola, e a sua defesa não conseguía afastar atempadamente o perigo perdendo frequentemente o duelo físico com os avançados contrários, foi assim sem surpresa que o Bolton se adiantou no marcador aos 24 minutos por McCann que rematou sem oposição após uma sucessão de ressaltos no interior da área dos leões.

Rui Patrício ainda viu o esférico embater na barra da sua baliza e o árbitro não assinalar qualquer infracção quando jogou uma bola fora da área com a mão.

A equipa verde e branca não parecia mostrar capacidade de reacção, essa só viria no segundo tempo, já com Romagnoli em campo, e foi o médio argentino a dar o primeiro sinal de perigo quando após brilhante iniciativa individual rematou directo ao ferro da baliza contrária, pouco depois viria o golo, Vukcevic após boa combinação com Tiui, arremessa uma autentica pedrada que só acabou no fundo das redes de Al-Habsi sem que este pode-se esboçar a mínima reacção.

Com o empate o Sporting parecia ter ficado satisfeito, recuou no terreno e o jogo voltou um pouco à formula inicial com o Bolton a tentar sucessivas vezes lançar a bola para o interior da área leonina, mas não voltaria a obter sucesso.

O resultado é positivo para o Sporting, mas deixa no ar muita preocupação a debilidade da sua exibição frente ao 17º classificado da Liga Inglesa, uma equipa de qualidade bem abaixo da média que faz da força a sua maior virtude, será uma desilusão e mesmo uma vergonha se o Sporting não seguir em frente, mas para isso convém que em Alvalade joguem de outra forma se não quiserem passar por calafrios.

Benfica: Melhor a atitude que o resultado
CARDOZO TRAIU AS ASPIRAÇÕES DA EQUIPA


Meia hora depois do inicio do Bolton - Sporting ouvia-se o apito inicial na Luz para o Benfica - Getafe com o estádio a apresentar bancadas muito despidas de público, e pode-se dizer que começo da partida não foi nada favorável para os encarnados, que logo aos 9 minutos ficavam reduzidos a 10 unidades por causa de uma burrice de Cardozo que prejudicou claramente a sua equipa, o avançado paraguaio deu uma cotovelada num adversário, o árbitro viu e não teve qualquer hesitação em mostrar-lhe o vermelho directo.

Reduzido a 10 tudo ficava mais complicado, ainda por cima do outro lado estava uma formação sem historial na Europa mas composta por bons jogadores e bem organizada que sabia trocar muito bem a bola, e que ainda por cima em superioridade numérica ganhava mais confiança para atacar na Luz, e viria mesmo a chegar ao golo por De la Red a meio do primeiro tempo com a bola a embater em Edcarlos e a trair Quim.

O Benfica tentava reagir, e diga-se que pelo menos a atitude dos encarnados foi muito digna perante as adversidades, mas infelizmente elas não ficariam por aqui, Luisão iria sair por lesão (mais uma no plantel encarnado), e os espanhóis viriam a ampliar a vantagem já na segunda metade com Pablo Hernandez a desferir um remate cruzado irrepreensível sem hipóteses para Quim.

O Benfica não lançava a toalha ao chão e continua a lutar, mas a sorte também parecia não querer nada conseguído quando após uma brilhante jogada enviaram uma bola ao ferro da baliza espanhola.

Foi preciso Mantorras sair do banco para operar mais um pequeno milagre e abrir uma pequena janela de esperança quando rematou de meia distância com o guardião espanhol Ustari a dar uma pequena ajuda, e que fixaria o resultado.

No final valeu a atitude abnegada dos homens de Camacho, contudo uma derrota na Luz por duas bolas a uma é um péssimo resultado mas ainda não afasta definitivamente o Benfica dos quartos, no entanto em Espanha as coisas vão ser complicadas, o Getafe é muito forte no seu estádio, e só o melhor Benfica da temporada tem condições para ir lá conseguir marcar dois golos sem resposta pelo menos, daqui por uma semana.