domingo, 25 de janeiro de 2009

Morrer pela boca - Parte II

A 13 de Janeiro, escrevia eu:

"Agora não me venham com falsos moralismos queixar-se desta arbitragem porque beneficiou o Benfica quando outras prejudicam os encarnados. Ou quando aqueles que agora se queixam são beneficiados (sem nunca reclamarem, curiosamente)."

A 15, acrescentei:
"Um já está, outros se seguirão. Porque, como disse no post anterior, calha a todos..."

Pois bem, ontem aconteceu isto:




E esta, hein? Terá sido o chamado "roubo de catedral" ou será antes obra do "apito encarnado" que na sexta-feira à noite alguém apregoava?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cativo para El Pibe


É que aquela classe só tem sido mostrada com o seleccionador argentino (este ou o que orientou a selecção olímpica) a assistir...

Para ver e rever:


Morrer pela boca


Agora há lagartos que não aceitam ser criticados, porque o seu treinador admitiu a irregularidade. Eu digo que vergonhoso seria não admitir que foram beneficiados depois de tudo quanto andaram a pregar.

Um já está, outros se seguirão. Porque, como disse no post anterior, calha a todos...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

E agora, para um post mais sério

É um facto que o Benfica venceu frente ao Sp. Braga com um golo apontado em posição irregular. É também verdade que há um lance onde poderia ter sido assinalada grande penalidade (a percepção que eu tenho do lance é de que o avançado bracarense se deixa cair em cima de Luisão, mas aceitaria a marcação do penalty). Que fique também bem claro que não gosto de vencer assim e que o Benfica não mereceu vencer a partida.

No entanto, este tipo de lances acontece jornada após jornada, época após época, quer com o Benfica, Sporting ou FC Porto. E dão sempre muita polémica. Neste o Benfica foi beneficiado? Certo. Frente ao Nacional foi prejudicado? Sem dúvida. A ideia que fica é de que os árbitros em Portugal, falando de forma directa, sofrem de um mal chamado incompetência.

Agora não me venham com falsos moralismos queixar-se desta arbitragem porque beneficiou o Benfica quando outras prejudicam os encarnados. Ou quando aqueles que agora se queixam são beneficiados (sem nunca reclamarem, curiosamente).

Já as acusações de que o benefício terá sido propositado... Não quero acreditar nisso, como não quero acreditar que o inverso acontecerá. Acredito, no entanto, que há corrupção no futebol português, como aliás em todos os quadrantes da sociedade. Certo será também que, uns mais, outros menos, todos os clubes se envolvem em actos menos claros. Mas isso, infelizmente, já é um reflexo do mundo em que vivemos...


PS: espero que não entendam este último parágrafo como uma forma de dizer que "se houver no meu não faz mal, também há nos outros". Não é essa a intenção.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Depois da chegada da Primavera...

... parece que voltámos ao Inverno...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Chegou a Primavera!!

É verdade, chegou a primavera, pelo menos no calendário Lusitano. Gosto muito da Primavera e por vários motivos. Gosto porque não preciso de andar a varrer o jardim, a apanhar folhas e a terra que salta para os pátios. Gosto porque o canino não apanha chuva e logo não ganha aquele cheiro que os cães ganham e que dizem ser cheiro a...cão. Gosto porque me acelera no oficio e nas comissões. Porque as mulheres usam menos roupa e porque ainda posso andar de janela aberta, sem ter o Tony Carreira aos berros no Ford Escort da frente, que por acaso até tem matricula Suiça e um aleron do Space Shuttle.

Gosto da Primavera porque gosto de futebol e ainda mais do FC Porto. Assim, depois do Inverno onde já ficou um titulo pelo caminho (parece que até lhe chamam "campeonato de Inverno"), podemos ainda ganhar aquele que só se ganha no final de todas as jornadas. Quer dizer, de todas nem tanto, porque costuma ser umas semanas antes. Claro que não "espero que nos deixem ganhar dentro de campo" e acho bem que os nossos jogadores também não esperem, ou ainda fazemos aquela figura dos encarnados na Trofa (sim encarnados, porque vermelhos são os comunas e a outra senhora não gostava dessas confusões) .

Dizem que foi por causa dos desenhos. Parece que o Quique não tinha jeito para as artes e demora a meter no papel o que lhe vai na mente (?). Ou então foi enganado, mais uma vez, pela arbitragem que tardou 6 faltas a dar o 1º amarelo ao Bynia e depois lhe deu o outro logo na segunda (oitava no total). Estes árbitros são uns matreiros.

Parece que no final houve espera. Mais uma vez a copiarem o FCP. E mal. Meus amigos, isto de estarem mil gajos no fim do jogo a insultar os jogadores é muito bonito para aparecer nos jornais e na TV mas tem muito poucos resultados práticos. O melhor mesmo é esperar por um treino e partir uns vidros e dar umas amolgadelas nas máquinas. E claro, tem que ser em alguém que não esteja a render o que deve, como foi o caso do Cebola. Pedir ao Bynia que joge mais e/ou melhor é claramente utópico. Deviam fazer essa exigência, por exemplo ao...deixa cá ver...hummm...pois...

Depois temos o Rui Costa a perguntar aos adeptos "...o que querem que eu faça?". Ora, cá para mim, se o vosso presidente não tivesse tanta pressa em meter a tal gravata no Rui, eu sabia bem (se fosse benfiquista, Deus me livre), o que queria que ele fizesse: calçasse umas chuteiras e mostrasse que o SLB ainda tem pelo menos um bom jogador. Sim, porque o Suazo não é, e dificilmente será, do Benfica.

No final a culpa é da Primavera ter chegado mais cedo. E os termómetros continuam sem saber.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

As desculpas não se pedem, evitam-se

Parece que as férias, em vez de fazerem bem, só pioram as coisas...

E, Quique, a paciência esgota-se...