quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A mediocridade

Confesso que não vi o jogo de ontem, apenas vi o resumo, mas é triste dizer que não fiquei surpreendido com o que se passou em Alvalade.
Depois de uma semana em que o Sporting vence o Benfica no grande derby de Lisboa, julgo que todos esperavam algo diferente desta performance na Champions League, não apenas pelo prestigio da prova em si, dos milhões que implicam cada vitoria ou empate, mas também pela imperiosa campanah levada a cabo pela administração do clube em chamar de volta os seus adeptos ao estadio e aumentar as receitas.

Pois bem, se o Sporting tanto necessita de receitas, ninguem o diria a avaliar pela forma como a equipa jogou ontem, para além da historica 1ª vez que o clube de Alvalade chega tão longe na Liga dos Campeões da UEFA poderia e deveria ter jogado com mais dignidade, não se lhe opedia a vitoria nem um resultado do outro mundo, mas que apenas dignificasse a camisola e os seus adeptos.

É com jogos como o de ontem que se verifica a mediocridde da generalidade do nosso futebol portugues e a mentira da comunicação social, senão vejamos, nos jornais tudo anda a volta dos clubes da segunda circular, fizeram-se grandes manchetes enaltecendo Derlei e Liedson, e antes disso era dia sim dia sim caricaturando Aimar e Suazo como grandes figuras do campeonato portugues, seguiu-se o derby que foi convenientemente mediatizado e empolado como se estivessemos a falar de 2 grandes equipas de topo do nosso futebol, o Sporting vence o Benfica e é já um grande candidato á conquista do campeonato, deitam-se os foguetes todos e faz-se a festa.

A surpresa e a descida á triste realidade vem logo a seguir com 5 golos encaixados em casa contra um Bayern de Munique que esta em baixo de forma, mas que mostra poderio suficiente para vir passear a Lisboa. Considero que amanha será um dia triste para todos os sportinguistas.

Ja dei a volta pelos jornais e ja li alguns comentarios, nomeadamente dos arqui-rivais do Benfica que nao se cansaram de gozar o descalabro sportinguista na UEFA e sinceramente, como Portista que sou, so me fez rir a tristeza da mentalidade tipica portuguesa.

Sporting parece ter apetencia para servir de bobo da corte para aumentar a auto-estima de outros clubes em baixa psicologica, aconteceu o mesmo contra o Real Madrid ha alguns meses, foram igualmente cilindrados, Real que estava também em busca de aumentar a sua produção, O Barcelona, este ja em alta, veio golear o Sporting igualmente, não esta a ser uma epoca facil para os de Alvalade, mas serem gozados pelo Benfica?? Isso é que me surpreende, bem mais vale ser-se goleado por um colosso do futebol europeu como o é o Bayern de Munique do que levar 6 golos de uma equipa como o Olympiakos.... Não me parece mesmo que os benfiquistas tenham moral para gozar as derrotas dos outros.

Certo é que a comunicação social continua a pintar ambos os clubes como se fossem porventura expoentes do futebol portugues actual, quando na realidade os unicos clubes esta epoca que fizeram boa figura la fora estao a ser o bravo SC Braga e o habitual FC Porto que sem dizer uma palavra sobre o assunto destroi toda a rgumentação de vitorias só porcausa dos arvbitros e demais teorias da explicação do triste fado benfiquista.

As manchetes essas continuam a ser pintadas a verde e a vermelho e branco.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Vão-se habituando...


Arranjem uma destas, porque a vaca, essa, está seca!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Medalha de Ouro

Para o mergulhador, pois claro.

E o burro sou eu, né?


Scolari está desempregado, depois de ter sido demitido pelo Chelsea.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Nós por cá, tudo na mesma...


Uma competição confusa no seu todo, com regulamentos dúbios, polémica constante. Clubes que fazem a preparação para um jogo sem saber quem é o adversário (ou se há, efectivamente, jogo). Recursos recusados por "ilegitimidade" mas, ainda assim, avaliados. "Goal-average" que afinal é "Goal-difference" porque "Mister" é "treinador" (aparentemente é este o entender do sr. Juiz Sousa Dinis).

Nada de novo, portanto.