domingo, 29 de março de 2009

África Minha...


Num jogo que mostrou, mais uma vez, que a Selecção Portuguesa não tem problemas de finalização (tal ficou provado pelos zero golos em 453205 remates), e que deixou alguns a usar calculadora, fica a certeza:
África do Sul, só no jogo particular...

terça-feira, 24 de março de 2009

E fechar essa boca, não?

Ponto assente: o Benfica nada teve a ver com o erro de Lucílio na final da Taça da Liga e o Sporting de nada acusou o Benfica. A "guerra" dos leões é com a arbitragem portuguesa.

Então porque raio o director de comunicação do Benfica vem falar sobre o assunto? João Gabriel continua a disparatar de cada vez que abre a boca (mandado ou não, resta saber). É altura de mandar calar este "senhor"...


segunda-feira, 23 de março de 2009

Ainda a Carlsberg Cup

Não tive oportunidade para escrever mais cedo sobre aquilo que se passou no Estádio do Algarve, faço-o agora.

Começo por dizer que o Benfica não merecia "vencer" o jogo.

Primeiro, porque entrou em campo com (a habitual) falta de ambição. Entrou para defender e contra-atacar quando possível, isto apesar de, na teoria, jogar com dois avançados. O que se viu foi o esquema táctico habitual, com a agravante de, à excepção de Suazo, todos os homens da frente estarem deslocados: Reyes à direita, Aimar à esquerda e Nuno Gomes a "10".

Segundo porque, do lado oposto, esteve um Sporting muito batalhador, sempre à procura do golo. Apesar de o fazer de forma muito atabalhoada.

Terceiro, porque o (já famoso) penalty que leva a decisão para... penalties, não existiu.

Mas, tal como já defendi em outros posts, a tese de "roubo" não me parece muito viável, quando comparada com a tese da pura incompetência.
Senão vejamos:
Paulo Bento diz que o árbitro auxiliar terá dito que "não é" penalty. Lucílio afirma que o assistente disse "não vi". Moutinho já tinha afirmado o mesmo logo após o jogo.
Derlei deveria ter sido expulso muito cedo na partida. Sempre muito quezilento, agressões sem bola (2 no mesmo lance, por volta dos 25 minutos. Certamente teria "influência directa" no decorrer da partida...), simulações para todos os gostos...
Reyes também poderia ter sido expulso no lance em que vê amarelo, por entrada dura sobre Rochemback.

A Taça da Liga vai para Luz mas, garanto, não gosto de "vencer" assim.

Quanto às atitudes de Pedro Silva e às declarações de jogadores e técnicos do Sporting, lembro que, por muito menos, foi Katsouranis suspenso...

sábado, 21 de março de 2009

Carlsberg Cup

Escrevo quando falta aproximadamente uma hora para o início de um derby entre clubes com treinadores "sobre brasas".

Se a situação de Paulo Bento é menos critica, apesar dos resultados frente ao Bayern, por ser um dado quase adquirido que abandonará o Sporting no final da época, já para o futuro de Quique este jogo será muito importante, senão mesmo decisivo. O 3º lugar que a equipa ocupa no campeonato, aliado às eliminações da UEFA e da Taça de Portugal colocam o treinador do Benfica debaixo da mira dos adeptos. O espanhol até conseguiu cativar os benfiquistas com o seu discurso simples e directo (eu também fui "na onda"), mas as constantes más exibições da equipa, mesmo quando vence, aliadas às más opções tecninas e tácticas e à tremenda falta de ambição que tem demonstrado, têm feito com que a paciência se vá esgotando. Não tenho grandes dúvidas que Quique deixe o Benfica no final da época se perder o jogo de hoje, mesmo considerando a Taça da Liga como aquilo que realmente tem sido: uma competição de terceiro plano.

Espero, sinceramente, que o Benfica vença este jogo. Mas também espero que, seja qual fôr o resultado, Quique abandone no final da época. Apesar de ter a consciência de que não é a mudar constantemente que se alcança estabilidade, não faz sentido estabilizar quando se está mal...

PS: A acontecer mudança de treinador no final da época, o ideal seria escolher desde já o novo treinador, para que possa tomar conhecimento da realidade do clube e preparar atempadamente o futuro (quiçá se a recente presença de Roy Keane num treino no Seixal não tenha algo a ver com o assunto?)

PS2: Caso não haja mudança, espero que Quique prove que eu, como tantos outros, estou enganado...