segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Rochemback cansado...

...de não jogar.

Se jogasse não sei como seria.

sábado, 22 de agosto de 2009

A Liga dos empatas

Mais um jogo, este já referente à 2ª jornada, mais um empate. É já o 8º em nove jogos.

Numa liga que até tem condições para ter outro nível, a maioria dos treinadores aposta, invariavelmente, em jogar(?) para o pontinho, estacionando o autocarro em frente à baliza, dificultando ao máximo a tarefa do adversário. E depois queixam-se que não têm adeptos nos estádios. Ou que não têm condições financeiras para fazer frente aos grandes. Só tentando se consegue mais, só atacando se ganham mais jogos e mais adeptos. Só assim as ditas condições financeiras melhoram. Mas o pontinho continua a ser mais seguro.

Só se os empates (a zero, essencialmente) deixassem de ser premiados é que isto mudava. Para melhor, não tenho dúvidas.

domingo, 16 de agosto de 2009

Às prestações...

À semelhança do ano anterior, e contra aquele que é o interesse do público em geral (mas a favor dos interesses económicos de quem detém os direitos de transmissão), a Liga Sagres está de regresso... aos poucos.

Com a jornada espalhada por 4 dias, as equipas lá se vão apresentando.
Depois de Belenenses e Leixões terem empatado, na Sexta-feira, a zero, ontem foi a vez de mais 4 equipas entrarem em campo. O Braga de Domingos Paciência conseguiu entrar com uma vitória, por 1-0, frente à Académica de Coimbra (o que dá ao antigo jogador do FC Porto uma maior margem de manobra, depois dos desaires na pré da Liga Europa), e o Sporting não foi além de um empate na Choupana, frente ao Nacional. A equipa leonina alterou o sistema táctico, poupando Matigol e Vukcevic, tendo já em atenção a pré da Champions, frente à Fiorentina, e acabou por precisar de um autogolo de João Aurélio (o mesmo que marcou pelo Nacional) para conseguir o seu primeiro ponto nesta Liga.

Logo entram em campo os outros dois grandes, com o FC Porto a "repetir" o jogo da Supertaça, frente ao Paços de Ferreira e o Benfica a receber o Marítimo. A União de Leiria recebe o Rio Ave e o Olhanense desloca-se à Figueira para defrontar a Naval.
A jornada encerra amanhã, com o duelo entre Vitórias, a ser disputado em Setúbal.

domingo, 9 de agosto de 2009

Regresso Oficial

Hoje começa, oficialmente, a época futebolística no panorama nacional. Hoje também regresso a este espaço, com a esperança de o conseguir manter minimamente actualizado.

Volto com o assunto mais óbvio: a minha previsão para a época que aí está.

Se ao nível da Supertaça, que hoje se disputa, não deverão surgir grandes surpresas, com a mais que previsível conquista por parte do FC Porto, já no campeonato o ano promete ser bem diferente do anterior.

O FC Porto perdeu alguns dos seus jogadores mais preponderantes (Lucho é o cabeça de cartaz, mas Lizandro e Cissokho também são ausências de vulto), mas reforçou-se, aparentemente, bem. Maicon e Álvaro Pereira para a defesa, Beluchi, Valeri e Prediger surgem para o meio campo e Falcao tentará ser a referência de um ataque onde Varela e Orlando Sá procuram espaço. A juntar a este equilíbrio, a estabilidade natural de quem mantém uma equipa técnica. Os portistas, tetra-campeões em título, assumem-se como o principal favorito à conquista da principal prova nacional.

Quanto ao Sporting, os leões mantêm praticamente todo o plantel (as únicas saídas são de dispensados, pelo que na teoria não se enfraquecem) e juntam agora o talento de Matias Fernandéz e o poder ofensivo do equatoriano Caicedo. Tal como no FCP, a aposta em Paulo Bento seria garantia de estabilidade. No entanto, pelo que se viu nos primeiros 2 jogos oficiais que o SCP realizou, e apesar do apuramento para a pré-eliminatória da Champions, esta aparente estabilidade pode conduzir à estagnação. Já todos sabem como joga este Sporting, pelo que se torna mais fácil anular o futebol previsível dos leões. E a, para já, má forma de Liedson só vem agudizar o problema.

A grande diferença para esta época, e a julgar pelos jogos de preparação (a única base de análise por enquanto disponível), reside na Luz. O Benfica reforçou-se, novamente, em quantidade, mas a qualidade também marca presença em nomes como Saviola, Garcia, Ramires ou a jovem promessa Keirrisson. No entanto, o ponto fulcral da mudança está na equipa técnica. Jorge Jesus não pediu tempo algum para afinar a equipa, e a realidade é que o futebol apresentado pelos encarnados tem sido bem vistoso, com uma enorme diferença, para melhor, no rendimento de alguns jogadores que já faziam parte do plantel, sendo os exemplos mais evidentes os de Aimar, Di Maria e Cardozo. Estes, junto com Saviola, têm lugar cativo no ataque, juntando-se a eles um elemento a sair do trio Ramires, R. Amorim e C. Martins, formando um autêntico carrossel ofensivo, sendo o Tacuara o finalizador por excelência. As laterais defensivas serão, certamente, a maior dor de cabeça para o técnico, principalmente nesta altura em que não conta com Maxi.


Resumindo, se o FC Porto é o grande favorito, o Benfica apresenta-se nesta altura como a equipa com maior capacidade para terminar com o domínio azul e branco. Mas o Sporting certamente ainda evoluirá. Para bem do futebol português.