sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A demissão de Paulo Bento

É com pena que vejo o Paulo Bento a deixar o comando técnico do Sporting... Ainda hoje um colega de trabalho (portista, por sinal) disse que ele se demitiu para não ter que sofrer uma goleada do Benfica...

Agora falando a sério, era uma situação já há muito esperada. Nem acho que Paulo Bento seja o único culpado do actual momento do Sporting, mas a verdade é que mostrou não ter capacidade para muito mais. Se nas primeiras 2 épocas a "desculpa" era a falta de experiência e juventude do plantel, agora passou a ser o "não se fazem omeletas sem ovos". Então mas o plantel não é basicamente o mesmo? Com a mesma qualidade que tinha mas com mais experiência e maturidade? Então porque é que não havia meio de melhorar?

Ainda assim, apesar de não reconhecer capacidade ao Paulo Bento para ser treinador de um clube como o Sporting, não tenho dúvidas de que daria um belíssimo director desportivo, pela forma como protege o grupo e dá a cara nos momentos difíceis (algo que Pedro Barbosa nunca fez).

domingo, 11 de outubro de 2009

A vantagem de jogar... na Luz!

50 mil pessoas, sempre a puxar pela equipa.
Simão Sabrosa ao seu melhor nível pela Selecção.
Liedson a marcar, mesmo em má forma.
A "estrelinha" da sorte, que tem faltado.
Vencer por 3, mesmo com Queiroz no banco.

Tudo correu bem e Portugal volta a estar no caminho do Mundial, dependendo apenas de si. E os restantes resultados de ontem fazem também com que esteja entre os cabeça-de-série do Playoff (caso vença a Malta, obviamente).

A vaca voltou a dar leite, num dia em que Portugal jogou, verdadeiramente, em casa.


E agora, que a Cidade-Berço seja o palco de mais uma (importante) vitória.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

As convocatórias de Queiroz

Mais uma vez, Carlos Queiroz altera a sua convocatória por "mera" opção. Desta feita, são Peixoto e Nuno Assis as grande novidades. Não retirando valor aos atletas nem colocando em causa a valia que poderão (ou não) trazer à Selecção, parece-me claro que para conseguir algum entrosamento é necessário não estar constantemente a mudar as chamadas.

PS: a chamada de Beto (mais uma vez, não colocando em causa o valor do guarda-redes do FC Porto) também me parece despropositada. Porque Beto não joga no seu clube.

Ainda assim,

Consistência



É esta a palavra chave para o Benfica de Jorge Jesus. Os jogadores têm grande qualidade, disso não há dúvida. Que conseguem jogar como equipa e com grande determinação, idem aspas.

O que falta neste momento é tornar as exibições mais consistentes, e o jogo de ontem frente ao AEK foi uma prova flagrante disso mesmo. Não há qualquer razão para preocupações, tenho a certeza. Mas o trabalho desta equipa técnica está ainda no início, podendo levar a equipa a ainda mais e melhor do que já fez. E o título é, garantidamente, uma meta ao alcance. Se derem sempre o máximo, obviamente.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O homem que ia substituir Jesus

Foi despedido. Naturalmente. Bendita a hora em que os sócios do SL Benfica decidiram não votar Bruno Carvalho...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mata-mata

A forma como Scolari definia os jogos a eliminar não poderia assentar melhor ao jogo de logo entre Portugal e a Hungria. Se bem que no caso da nossa Selecção poderá não ser mais do que a estocada final numa morte há muito anunciada, fruto de envenenamento auto-induzido...

Apesar de tudo, continuamos a torcer pela vitória, que deixará em aberto, pelo menos durante mais umas semanas, a cada vez mais remota possibilidade de uma presença desta Selecção luso-brasileira no Mundial da África do Sul.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Exterminador Implacável



A capa do jornal A Bola de hoje mostra, mais uma vez, a realidade deste nosso cantinho à beira mar plantado:

Há 3 jornais diários para cobrir a actualidade desportiva nacional. Ora, na falta de assunto, tem que surgir algo que ajude a vender. e o tuga gosta tanto de sensacionalismo...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Rochemback cansado...

...de não jogar.

Se jogasse não sei como seria.

sábado, 22 de agosto de 2009

A Liga dos empatas

Mais um jogo, este já referente à 2ª jornada, mais um empate. É já o 8º em nove jogos.

Numa liga que até tem condições para ter outro nível, a maioria dos treinadores aposta, invariavelmente, em jogar(?) para o pontinho, estacionando o autocarro em frente à baliza, dificultando ao máximo a tarefa do adversário. E depois queixam-se que não têm adeptos nos estádios. Ou que não têm condições financeiras para fazer frente aos grandes. Só tentando se consegue mais, só atacando se ganham mais jogos e mais adeptos. Só assim as ditas condições financeiras melhoram. Mas o pontinho continua a ser mais seguro.

Só se os empates (a zero, essencialmente) deixassem de ser premiados é que isto mudava. Para melhor, não tenho dúvidas.

domingo, 16 de agosto de 2009

Às prestações...

À semelhança do ano anterior, e contra aquele que é o interesse do público em geral (mas a favor dos interesses económicos de quem detém os direitos de transmissão), a Liga Sagres está de regresso... aos poucos.

Com a jornada espalhada por 4 dias, as equipas lá se vão apresentando.
Depois de Belenenses e Leixões terem empatado, na Sexta-feira, a zero, ontem foi a vez de mais 4 equipas entrarem em campo. O Braga de Domingos Paciência conseguiu entrar com uma vitória, por 1-0, frente à Académica de Coimbra (o que dá ao antigo jogador do FC Porto uma maior margem de manobra, depois dos desaires na pré da Liga Europa), e o Sporting não foi além de um empate na Choupana, frente ao Nacional. A equipa leonina alterou o sistema táctico, poupando Matigol e Vukcevic, tendo já em atenção a pré da Champions, frente à Fiorentina, e acabou por precisar de um autogolo de João Aurélio (o mesmo que marcou pelo Nacional) para conseguir o seu primeiro ponto nesta Liga.

Logo entram em campo os outros dois grandes, com o FC Porto a "repetir" o jogo da Supertaça, frente ao Paços de Ferreira e o Benfica a receber o Marítimo. A União de Leiria recebe o Rio Ave e o Olhanense desloca-se à Figueira para defrontar a Naval.
A jornada encerra amanhã, com o duelo entre Vitórias, a ser disputado em Setúbal.

domingo, 9 de agosto de 2009

Regresso Oficial

Hoje começa, oficialmente, a época futebolística no panorama nacional. Hoje também regresso a este espaço, com a esperança de o conseguir manter minimamente actualizado.

Volto com o assunto mais óbvio: a minha previsão para a época que aí está.

Se ao nível da Supertaça, que hoje se disputa, não deverão surgir grandes surpresas, com a mais que previsível conquista por parte do FC Porto, já no campeonato o ano promete ser bem diferente do anterior.

O FC Porto perdeu alguns dos seus jogadores mais preponderantes (Lucho é o cabeça de cartaz, mas Lizandro e Cissokho também são ausências de vulto), mas reforçou-se, aparentemente, bem. Maicon e Álvaro Pereira para a defesa, Beluchi, Valeri e Prediger surgem para o meio campo e Falcao tentará ser a referência de um ataque onde Varela e Orlando Sá procuram espaço. A juntar a este equilíbrio, a estabilidade natural de quem mantém uma equipa técnica. Os portistas, tetra-campeões em título, assumem-se como o principal favorito à conquista da principal prova nacional.

Quanto ao Sporting, os leões mantêm praticamente todo o plantel (as únicas saídas são de dispensados, pelo que na teoria não se enfraquecem) e juntam agora o talento de Matias Fernandéz e o poder ofensivo do equatoriano Caicedo. Tal como no FCP, a aposta em Paulo Bento seria garantia de estabilidade. No entanto, pelo que se viu nos primeiros 2 jogos oficiais que o SCP realizou, e apesar do apuramento para a pré-eliminatória da Champions, esta aparente estabilidade pode conduzir à estagnação. Já todos sabem como joga este Sporting, pelo que se torna mais fácil anular o futebol previsível dos leões. E a, para já, má forma de Liedson só vem agudizar o problema.

A grande diferença para esta época, e a julgar pelos jogos de preparação (a única base de análise por enquanto disponível), reside na Luz. O Benfica reforçou-se, novamente, em quantidade, mas a qualidade também marca presença em nomes como Saviola, Garcia, Ramires ou a jovem promessa Keirrisson. No entanto, o ponto fulcral da mudança está na equipa técnica. Jorge Jesus não pediu tempo algum para afinar a equipa, e a realidade é que o futebol apresentado pelos encarnados tem sido bem vistoso, com uma enorme diferença, para melhor, no rendimento de alguns jogadores que já faziam parte do plantel, sendo os exemplos mais evidentes os de Aimar, Di Maria e Cardozo. Estes, junto com Saviola, têm lugar cativo no ataque, juntando-se a eles um elemento a sair do trio Ramires, R. Amorim e C. Martins, formando um autêntico carrossel ofensivo, sendo o Tacuara o finalizador por excelência. As laterais defensivas serão, certamente, a maior dor de cabeça para o técnico, principalmente nesta altura em que não conta com Maxi.


Resumindo, se o FC Porto é o grande favorito, o Benfica apresenta-se nesta altura como a equipa com maior capacidade para terminar com o domínio azul e branco. Mas o Sporting certamente ainda evoluirá. Para bem do futebol português.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Boas férias a todos!

Nesta época em que se fala apenas de entradas e saídas de clubes, eleições (avanços e recuos em candidaturas), polémicas e sei lá mais o quê, venho desejar umas boas férias desportivas a todos os adeptos com Fairplay.

Aproveitem o início do Verão para descansar e para se prepararem para uma nova época cheia de emoção!! ;)



Aproveito a oportunidade para me estrear no nosso blog com nova identidade, mais madura e menos clubística - até porque cada vez menos tenho tempo para dedicar ao desporto, face às outras prioridades da vida. Assim, vos digo que eu, scp_girl, 'evoluí' para ncscoelho...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Numa equipa com tantos miúdos...

... Carlos Cruz a presidente!

Ponto final

Em conferência de imprensa, o treinador do Benfica apresentou um balanço "positivo" por «objectivos invisíveis, como a aposta da formação, pois temos jovens que já estão a jogar na equipa principal, ou o facto de sermos a equipa na Europa com menos lesões».
Não sei onde foi o espanhol buscar os dados das lesões, depois de tantas na luz (Reyes, Aimar, Mantorras, Yebda, Nuno Gomes, Suazo, and so on...), nem quais são os jovens (plural) da formação na equipa principal (Miguel Vitor é o único, sendo que já havia jogado antes).
O que sei é que isto continua a mostrar a falta de ambição e de conhecimento sobre o futebol português. Como dizia Léo há dias.

E a propósito dessas palavras de Léo, Quique disse que «está a ser uma personagem com um comportamento medíocre, a nível pessoal, mas não vou perder tempo com isso. Tenho muitos dados para falar sobre o Léo, ele é pouco inteligente em ter esta postura». Pois bem, isto é o que se chama de "gota de água". Quique devia "morder a língua" antes de falar assim de um profissional que sempre respeitou a instituição que representou, sempre lutou até à exaustão pelo sucesso da equipa e sempre mostrou ser um homem de carácter.

Quique, vai. E não voltes.

domingo, 12 de abril de 2009

Noção do ridículo

Parece ser o que falta a algumas pessoas na estrutura do Benfica. Depois de mais uma derrota, em casa, frente à Académica, voltam os ataques às arbitragens, pela voz do absurdo João Gabriel.
O lance do golo anulado (não o chegou a ser, o árbitro apitou antes da bola entrar) parece-me ter sido mal ajuizado, é certo, mas também é certo (para mim) que Hélder Cabral foi mal expulso, graças à simulação de Reyes (veremos o que acontece, depois do "caso Lizandro", mas, a haver, para serem coerentes, um possível castigo já só contará para a próxima época).

E depois, falando de futebol jogado, o Benfica nem esteve mal na 2ª parte, criando várias ocasiões, mas isso foi depois de ter oferecido a primeira. Quando nesse período um dos mais afoitos no ataque, a par de Aimar, foi um defesa (David Luiz), estará tudo dito.

Agora, vai na volta, para Quique até terá sido um bom resultado. É que a época passada o resultado foi 0-3, o que significa que estamos em clara melhoria...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Grande Porto, Porto em grande

O FC Porto empatou (2-2) em Old Trafford e parte assim em vantagem para o jogo da segunda mão. Está pois de parabéns a equipa de Jesualdo Ferreira, não só pelo resultado como também pela exibição.

Os dragões continuam assim a amealhar bons resultados, fruto de boas exibições (sim, porque ao contrário do que diz Quique, não chega apenas "os três pontos"...), quer no campeonato nacional, onde se preparam para conquistar mais um título, quer na Champions, onde vão contribuindo para a imagem e ranking do futebol português.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Inaceitável

É o principal adjectivo que me surge para classificar o que se passou ontem na Reboleira.

É inaceitável que jogadores que ganham fortunas a tempo e horas não consigam levar de vencida, tranquilamente, jogadores com salários bem inferiores e que, inclusive, não os recebem há vários meses;
É inaceitável que jogadores que treinam normalmente toda a semana não consigam levar de vencida, tranquilamente, jogadores que, pura e simplesmente, não treinaram;
É inaceitável que um treinador do Benfica aceite de bom grado a vitória, apesar da forma como (não) jogaram futebol;
É inaceitável que um treinador do Benfica aceite de bom grado um terceiro lugar, apenas porque "é superior ao quarto da época passada" e "já ganhámos uma Taça".

O Estrela da Amadora merecia, no mínimo, o empate,pela forma como se bateu, mas também devido ao lance do primeiro golo encarnado, em que a falta que dá origem ao penalti existe, mas fora da área.


Simpatizei com Quique no início, mas chega. Não lhe exigia o título. Mas no Benfica exige-se sempre ambição. E isso, claramente, o espanhol não tem.

domingo, 29 de março de 2009

África Minha...


Num jogo que mostrou, mais uma vez, que a Selecção Portuguesa não tem problemas de finalização (tal ficou provado pelos zero golos em 453205 remates), e que deixou alguns a usar calculadora, fica a certeza:
África do Sul, só no jogo particular...

terça-feira, 24 de março de 2009

E fechar essa boca, não?

Ponto assente: o Benfica nada teve a ver com o erro de Lucílio na final da Taça da Liga e o Sporting de nada acusou o Benfica. A "guerra" dos leões é com a arbitragem portuguesa.

Então porque raio o director de comunicação do Benfica vem falar sobre o assunto? João Gabriel continua a disparatar de cada vez que abre a boca (mandado ou não, resta saber). É altura de mandar calar este "senhor"...


segunda-feira, 23 de março de 2009

Ainda a Carlsberg Cup

Não tive oportunidade para escrever mais cedo sobre aquilo que se passou no Estádio do Algarve, faço-o agora.

Começo por dizer que o Benfica não merecia "vencer" o jogo.

Primeiro, porque entrou em campo com (a habitual) falta de ambição. Entrou para defender e contra-atacar quando possível, isto apesar de, na teoria, jogar com dois avançados. O que se viu foi o esquema táctico habitual, com a agravante de, à excepção de Suazo, todos os homens da frente estarem deslocados: Reyes à direita, Aimar à esquerda e Nuno Gomes a "10".

Segundo porque, do lado oposto, esteve um Sporting muito batalhador, sempre à procura do golo. Apesar de o fazer de forma muito atabalhoada.

Terceiro, porque o (já famoso) penalty que leva a decisão para... penalties, não existiu.

Mas, tal como já defendi em outros posts, a tese de "roubo" não me parece muito viável, quando comparada com a tese da pura incompetência.
Senão vejamos:
Paulo Bento diz que o árbitro auxiliar terá dito que "não é" penalty. Lucílio afirma que o assistente disse "não vi". Moutinho já tinha afirmado o mesmo logo após o jogo.
Derlei deveria ter sido expulso muito cedo na partida. Sempre muito quezilento, agressões sem bola (2 no mesmo lance, por volta dos 25 minutos. Certamente teria "influência directa" no decorrer da partida...), simulações para todos os gostos...
Reyes também poderia ter sido expulso no lance em que vê amarelo, por entrada dura sobre Rochemback.

A Taça da Liga vai para Luz mas, garanto, não gosto de "vencer" assim.

Quanto às atitudes de Pedro Silva e às declarações de jogadores e técnicos do Sporting, lembro que, por muito menos, foi Katsouranis suspenso...

sábado, 21 de março de 2009

Carlsberg Cup

Escrevo quando falta aproximadamente uma hora para o início de um derby entre clubes com treinadores "sobre brasas".

Se a situação de Paulo Bento é menos critica, apesar dos resultados frente ao Bayern, por ser um dado quase adquirido que abandonará o Sporting no final da época, já para o futuro de Quique este jogo será muito importante, senão mesmo decisivo. O 3º lugar que a equipa ocupa no campeonato, aliado às eliminações da UEFA e da Taça de Portugal colocam o treinador do Benfica debaixo da mira dos adeptos. O espanhol até conseguiu cativar os benfiquistas com o seu discurso simples e directo (eu também fui "na onda"), mas as constantes más exibições da equipa, mesmo quando vence, aliadas às más opções tecninas e tácticas e à tremenda falta de ambição que tem demonstrado, têm feito com que a paciência se vá esgotando. Não tenho grandes dúvidas que Quique deixe o Benfica no final da época se perder o jogo de hoje, mesmo considerando a Taça da Liga como aquilo que realmente tem sido: uma competição de terceiro plano.

Espero, sinceramente, que o Benfica vença este jogo. Mas também espero que, seja qual fôr o resultado, Quique abandone no final da época. Apesar de ter a consciência de que não é a mudar constantemente que se alcança estabilidade, não faz sentido estabilizar quando se está mal...

PS: A acontecer mudança de treinador no final da época, o ideal seria escolher desde já o novo treinador, para que possa tomar conhecimento da realidade do clube e preparar atempadamente o futuro (quiçá se a recente presença de Roy Keane num treino no Seixal não tenha algo a ver com o assunto?)

PS2: Caso não haja mudança, espero que Quique prove que eu, como tantos outros, estou enganado...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A mediocridade

Confesso que não vi o jogo de ontem, apenas vi o resumo, mas é triste dizer que não fiquei surpreendido com o que se passou em Alvalade.
Depois de uma semana em que o Sporting vence o Benfica no grande derby de Lisboa, julgo que todos esperavam algo diferente desta performance na Champions League, não apenas pelo prestigio da prova em si, dos milhões que implicam cada vitoria ou empate, mas também pela imperiosa campanah levada a cabo pela administração do clube em chamar de volta os seus adeptos ao estadio e aumentar as receitas.

Pois bem, se o Sporting tanto necessita de receitas, ninguem o diria a avaliar pela forma como a equipa jogou ontem, para além da historica 1ª vez que o clube de Alvalade chega tão longe na Liga dos Campeões da UEFA poderia e deveria ter jogado com mais dignidade, não se lhe opedia a vitoria nem um resultado do outro mundo, mas que apenas dignificasse a camisola e os seus adeptos.

É com jogos como o de ontem que se verifica a mediocridde da generalidade do nosso futebol portugues e a mentira da comunicação social, senão vejamos, nos jornais tudo anda a volta dos clubes da segunda circular, fizeram-se grandes manchetes enaltecendo Derlei e Liedson, e antes disso era dia sim dia sim caricaturando Aimar e Suazo como grandes figuras do campeonato portugues, seguiu-se o derby que foi convenientemente mediatizado e empolado como se estivessemos a falar de 2 grandes equipas de topo do nosso futebol, o Sporting vence o Benfica e é já um grande candidato á conquista do campeonato, deitam-se os foguetes todos e faz-se a festa.

A surpresa e a descida á triste realidade vem logo a seguir com 5 golos encaixados em casa contra um Bayern de Munique que esta em baixo de forma, mas que mostra poderio suficiente para vir passear a Lisboa. Considero que amanha será um dia triste para todos os sportinguistas.

Ja dei a volta pelos jornais e ja li alguns comentarios, nomeadamente dos arqui-rivais do Benfica que nao se cansaram de gozar o descalabro sportinguista na UEFA e sinceramente, como Portista que sou, so me fez rir a tristeza da mentalidade tipica portuguesa.

Sporting parece ter apetencia para servir de bobo da corte para aumentar a auto-estima de outros clubes em baixa psicologica, aconteceu o mesmo contra o Real Madrid ha alguns meses, foram igualmente cilindrados, Real que estava também em busca de aumentar a sua produção, O Barcelona, este ja em alta, veio golear o Sporting igualmente, não esta a ser uma epoca facil para os de Alvalade, mas serem gozados pelo Benfica?? Isso é que me surpreende, bem mais vale ser-se goleado por um colosso do futebol europeu como o é o Bayern de Munique do que levar 6 golos de uma equipa como o Olympiakos.... Não me parece mesmo que os benfiquistas tenham moral para gozar as derrotas dos outros.

Certo é que a comunicação social continua a pintar ambos os clubes como se fossem porventura expoentes do futebol portugues actual, quando na realidade os unicos clubes esta epoca que fizeram boa figura la fora estao a ser o bravo SC Braga e o habitual FC Porto que sem dizer uma palavra sobre o assunto destroi toda a rgumentação de vitorias só porcausa dos arvbitros e demais teorias da explicação do triste fado benfiquista.

As manchetes essas continuam a ser pintadas a verde e a vermelho e branco.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Vão-se habituando...


Arranjem uma destas, porque a vaca, essa, está seca!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Medalha de Ouro

Para o mergulhador, pois claro.

E o burro sou eu, né?


Scolari está desempregado, depois de ter sido demitido pelo Chelsea.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Nós por cá, tudo na mesma...


Uma competição confusa no seu todo, com regulamentos dúbios, polémica constante. Clubes que fazem a preparação para um jogo sem saber quem é o adversário (ou se há, efectivamente, jogo). Recursos recusados por "ilegitimidade" mas, ainda assim, avaliados. "Goal-average" que afinal é "Goal-difference" porque "Mister" é "treinador" (aparentemente é este o entender do sr. Juiz Sousa Dinis).

Nada de novo, portanto.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Morrer pela boca - Parte II

A 13 de Janeiro, escrevia eu:

"Agora não me venham com falsos moralismos queixar-se desta arbitragem porque beneficiou o Benfica quando outras prejudicam os encarnados. Ou quando aqueles que agora se queixam são beneficiados (sem nunca reclamarem, curiosamente)."

A 15, acrescentei:
"Um já está, outros se seguirão. Porque, como disse no post anterior, calha a todos..."

Pois bem, ontem aconteceu isto:




E esta, hein? Terá sido o chamado "roubo de catedral" ou será antes obra do "apito encarnado" que na sexta-feira à noite alguém apregoava?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cativo para El Pibe


É que aquela classe só tem sido mostrada com o seleccionador argentino (este ou o que orientou a selecção olímpica) a assistir...

Para ver e rever:


Morrer pela boca


Agora há lagartos que não aceitam ser criticados, porque o seu treinador admitiu a irregularidade. Eu digo que vergonhoso seria não admitir que foram beneficiados depois de tudo quanto andaram a pregar.

Um já está, outros se seguirão. Porque, como disse no post anterior, calha a todos...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

E agora, para um post mais sério

É um facto que o Benfica venceu frente ao Sp. Braga com um golo apontado em posição irregular. É também verdade que há um lance onde poderia ter sido assinalada grande penalidade (a percepção que eu tenho do lance é de que o avançado bracarense se deixa cair em cima de Luisão, mas aceitaria a marcação do penalty). Que fique também bem claro que não gosto de vencer assim e que o Benfica não mereceu vencer a partida.

No entanto, este tipo de lances acontece jornada após jornada, época após época, quer com o Benfica, Sporting ou FC Porto. E dão sempre muita polémica. Neste o Benfica foi beneficiado? Certo. Frente ao Nacional foi prejudicado? Sem dúvida. A ideia que fica é de que os árbitros em Portugal, falando de forma directa, sofrem de um mal chamado incompetência.

Agora não me venham com falsos moralismos queixar-se desta arbitragem porque beneficiou o Benfica quando outras prejudicam os encarnados. Ou quando aqueles que agora se queixam são beneficiados (sem nunca reclamarem, curiosamente).

Já as acusações de que o benefício terá sido propositado... Não quero acreditar nisso, como não quero acreditar que o inverso acontecerá. Acredito, no entanto, que há corrupção no futebol português, como aliás em todos os quadrantes da sociedade. Certo será também que, uns mais, outros menos, todos os clubes se envolvem em actos menos claros. Mas isso, infelizmente, já é um reflexo do mundo em que vivemos...


PS: espero que não entendam este último parágrafo como uma forma de dizer que "se houver no meu não faz mal, também há nos outros". Não é essa a intenção.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Depois da chegada da Primavera...

... parece que voltámos ao Inverno...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Chegou a Primavera!!

É verdade, chegou a primavera, pelo menos no calendário Lusitano. Gosto muito da Primavera e por vários motivos. Gosto porque não preciso de andar a varrer o jardim, a apanhar folhas e a terra que salta para os pátios. Gosto porque o canino não apanha chuva e logo não ganha aquele cheiro que os cães ganham e que dizem ser cheiro a...cão. Gosto porque me acelera no oficio e nas comissões. Porque as mulheres usam menos roupa e porque ainda posso andar de janela aberta, sem ter o Tony Carreira aos berros no Ford Escort da frente, que por acaso até tem matricula Suiça e um aleron do Space Shuttle.

Gosto da Primavera porque gosto de futebol e ainda mais do FC Porto. Assim, depois do Inverno onde já ficou um titulo pelo caminho (parece que até lhe chamam "campeonato de Inverno"), podemos ainda ganhar aquele que só se ganha no final de todas as jornadas. Quer dizer, de todas nem tanto, porque costuma ser umas semanas antes. Claro que não "espero que nos deixem ganhar dentro de campo" e acho bem que os nossos jogadores também não esperem, ou ainda fazemos aquela figura dos encarnados na Trofa (sim encarnados, porque vermelhos são os comunas e a outra senhora não gostava dessas confusões) .

Dizem que foi por causa dos desenhos. Parece que o Quique não tinha jeito para as artes e demora a meter no papel o que lhe vai na mente (?). Ou então foi enganado, mais uma vez, pela arbitragem que tardou 6 faltas a dar o 1º amarelo ao Bynia e depois lhe deu o outro logo na segunda (oitava no total). Estes árbitros são uns matreiros.

Parece que no final houve espera. Mais uma vez a copiarem o FCP. E mal. Meus amigos, isto de estarem mil gajos no fim do jogo a insultar os jogadores é muito bonito para aparecer nos jornais e na TV mas tem muito poucos resultados práticos. O melhor mesmo é esperar por um treino e partir uns vidros e dar umas amolgadelas nas máquinas. E claro, tem que ser em alguém que não esteja a render o que deve, como foi o caso do Cebola. Pedir ao Bynia que joge mais e/ou melhor é claramente utópico. Deviam fazer essa exigência, por exemplo ao...deixa cá ver...hummm...pois...

Depois temos o Rui Costa a perguntar aos adeptos "...o que querem que eu faça?". Ora, cá para mim, se o vosso presidente não tivesse tanta pressa em meter a tal gravata no Rui, eu sabia bem (se fosse benfiquista, Deus me livre), o que queria que ele fizesse: calçasse umas chuteiras e mostrasse que o SLB ainda tem pelo menos um bom jogador. Sim, porque o Suazo não é, e dificilmente será, do Benfica.

No final a culpa é da Primavera ter chegado mais cedo. E os termómetros continuam sem saber.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

As desculpas não se pedem, evitam-se

Parece que as férias, em vez de fazerem bem, só pioram as coisas...

E, Quique, a paciência esgota-se...