segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Quando é que 18,6 + 6 = 40?

Ou é desespero pelo dinheiro ou a necessidade de fazer a vontade ao jogador. Seja como for, não é nada habitual no Pinto da Costa...



PS: na conjuntura actual, Quaresma foi bem vendido, não coloco isso em causa. Já quanto à coerência do presidente do FCP...

7 jogaram limpo:

dioprt disse...

Se não há coerência nos negócios das outras actividades ia haver no futebol? Ou já estas como os presidentes do teu clube? Falar mal do Pinto é ser bom para ter visibilidade...

Não é muito meu habito partilhar posts outros locais, mas deixo-te um post que coloquei noutro forum:

"Vou então tentar explicar, daquela que é a minha prespectiva, porque acho que o négocio Quaresma, sem ser bom, não é um mau negócio:


1) Quaresma já não tinha uma boa relação com os adeptos.

Desde praticamente meados da época passada que Quaresma extremou posições com a massa adepta do Porto, com ameaças de saidas e é sabido que os adeptos do Porto (pelo mesmo os que já eram portistas antes de aparecer o Mourinho) respondem mal a este tipo de situações.

2) Quaresma esticou a corda. "Quero sair"

Foi ao serviço da selecção Scolari que Quaresma espetou a derradeira facada nos adeptos (aqueles) do FCP. Numa semana marcada pela rescisão de Paulo Assunção e pela exclusão em 1ª instancio da CL, Quaresma afirma sem pudor que quer sair do Porto.

3) Péssimo Europeu.

Acabou por ser má para o Quaresma, mas principalmente para o Porto, a participação de RQ no Europeu. Jogando muito pouco e muito mal, o jogador não só não se valorizou, como deve ter tido o efeito contrário.

4) Oferta/procura é reflexo da intermitencia do jogador

Estranhamente (ou não) durante os 4 meses de "namoro" com o Inter não apareceu um único outro clube interessado, nem sequer um rumor com minima consistencia acerca de outro possivel comprador que pudesse levar a venda a um leilão virtual e que assim fizesse subir real valor do passe. No máximo tivemos algumas personalidades do futebol a fazer juizos de valor acerca de RQ, e muitos deles negativos...

5) Real capacidade financeira do mercado

Será realmente este um mau negócio ou terão sido os outros (Carvalho, Anderson, Pepe) excelentes negócios? Tirando Real, Chelsea, United, quantos mais clubes tem capacidade financeira ou incapacidade de negiciação para chegar, bater e levar? O Barça (colosso europeu) vendeu o Deco (bi-Campeão Europeu) ao Chelsea (colosso económico europeu) por, pois, 10 milhoes de euros. E quanto custou o Ronaldinho ao Milão? Pois.

6) A "vaga" do jogador

O FC Porto e PdC em particular não brincam em serviço. É quase certo que PdC sabia há muito como ia terminar esta situação, deve ter falado algumas vezes com o jogador e sabia as suas intenções. O que fazer? Acautelar o futuro: sacar ao rival aquele que foi possivelmente o seu melhor jogador na última época, jovem, com progressão e muito possivelmente com valorização e com retorno. Por acaso um jogador que não só substitui Quaresma, como dá com a sua polivalencia táctica, outras alternativas e possibilita outros sistemas de jogo.

7) O sprint final

O FC Porto aguardou até aos "últimos metros" por um outro concorrente ou uma outra proposta que nunca aconteceram. E ninguém no seu juizo deve acreditar que está foi a primeira oferta do Inter. Certamente o Porto endureceu as negociações ao máximo (Mourinho chegou a referir que sabia que era muito duro negociar com o Porto). Fecha o négicio práticamente no 25 milhões, valor que pode chegar perto dos 30 mediante o cumprimento de certos objectivos. Recebe dinheiro e o passe de um jovem jogador que está (ao contrario do que temia) bem avaliado da prespectiva do FCP. Com 21 anos, chegou ao Inter na época passada e impos-se de forma não definitiva, mas bastante surpreendente. É titular indiscutivel da selecção de esperanças e chega para um lugar que durante a pré-época foi bastante problemático.


Estes são os pontos que acho factuais, mas também tenho a minha opinião pessoal. E essa também diz que Quaresma devia sair. Que não é um jogador à imagem do clube. Que não se coloca ao serviço da instituição mas que pretende o contrário."

Miki disse...

Ó Dio, mas tu leste o PS? Eu, tal como tu, acredito que o Quaresma foi bem vendido, até pelo potencial do Pelé.
Agora, não vou deixar de "gozar" com a queda de 40 para cerca de 25 milhões de euros, quando no passado fizeram o mesmo em relação à venda do Simão por parte do Benfica...

dioprt disse...

1) Os valores foram identicos, com fortes probabilidades de o Porto no futuro o ultrapassar.

2)A venda do Simão foi o melhor que podia ter acontecido ao Porto, pois o sbl preparou toda a pré-epoca com ele, para o vender no ínicio do campeonato, enquanto o Porto à muito se preparou para a saida do Quaresma.

3) A venda do Simão (e do M. fernandes) tem muito mérito do FCP, que se recusou a vender o Quaresma ( e o Lucho).

4) O slb depois de vender Simão ficou em 4º. Vamos ver o que faz o Porto. Duvido que não consiga fazer melhor.

5) Podes gozar à vontade, eu também preferia que tivesse sido po 40m. Mas dadas as circunstancias, tenho a certeza que foi o melhor negocio possivél envolvendo um jogador que NÃO PODIA ficar no plantel.

Abraço

Miki disse...

40 milhões por Quaresma, no actual estado do mercado, seria uma venda sensacional. Já dizer que o Quaresma não saía por menos do que isso, sabendo de antemão que ele teria que sair esta época (algo que toda a gente minimamente atenta sabia), apesar de ser uma táctica de negociação, era algo em que ninguém (Inter incluído) acreditaria. E é só sobre isso que eu "gozo".

Quanto à venda do Simão, foi igual a tantas outras no passado recente do Benfica: mal negociada, mal compensada e em altura inoportuna...

Abraço

Anónimo disse...

Quaresma foi vendido por menos que simão, ao contrario do que pinto da costa, por várias vezes, pregou ao vento...

No ano passado, com a venda de simão, o Benfica hipotecou toda a sua época, é um facto....

No porto, com a venda de quaresma, não me parece que a coisa vá ser muito diferente. Era o unico jogador capaz de efectivamente criar desiquilibrios.

dioprt disse...

Todos os anos a mesma história. Cheios de papo e no fim é ve-los a meter a viola ao saco.

Anónimo disse...

Cheios de papo, o quaresma só sai por 40 milhões... lol