domingo, 12 de outubro de 2008

Estrelas dos Anos 90

Para dar início a uma sequência de estrelas, nada melhor do que começar pela baliza, com um dos melhores (senão mesmo o melhor) guarda-redes que me lembro de ver jogar:

Michel Georges Jean Ghislain Preud'Homme (Ougree, 24 de Janeiro de 1959) é um antigo guarda redes da Bélgica, Preud'Homme envergou sempre a camisola 1 tanto nos clubes que passou como na selecção, camisola essa que lhe pertencerá sempre ele que foi dos grandes jogadores mundiais e um dos melhores guarda-redes da história do futebol de todos os tempos.



A nível de clubes

Preud'homme chegou ao Standard Liège com apenas 10 anos e lá fez toda a sua formação de jogador, chegando a equipa sénior na época de 1977-1978, ao serviço do Standard Liège Preud'Homme foi Bi-Campeão Belga (1981/1982 , 1982/1983). No ano de 1986 Preud'Homme transferiu-se para o KV Mechelen clube onde viria a conquistar o seu grande titulo Europeu a Taça dos Clubes Vencedores de Taças na época de 1987/88 com a vitória por 1-0 contra o AFC Ajax. Após a Copa do Mundo FIFA de 1994 Michel transferiu-se para Portugal, para o SL Benfica pela mão do Presidente Manuel Damásio, foi mesmo o primeiro guarda-redes estrangeiro a defender as redes do clube de Lisboa. É certo que Preud'Homme não foi campeão pelo SL Benfica, «Tenho pena de não ter sido campeão pelo Benfica.» confessou, mas foi um jogador que marcou a história do clube sendo mesmo acarinhado pelos adeptos como Saint Michel pelas defesas impossíveis e pelas vitórias que segurou nas mãos, venceu a Taça de Portugal na época de 1995/1996 3-1 contra o Sporting.

Pela selecção

Pela selecção nacional da Bélgica, Preud'homme contabilizou 58 internacionalizações, entre 1979 e 1995, estreou-se num empate contra a República Democrática Alemã em Abril de 1978, mas não esteve presente no Campeonato Europeu de Futebol 1984 e na Copa do Mundo de Futebol 1986 devido a problemas que o deixaram fora das convocatorias. O ponto alto foi da sua carreira internacional pela selecção foi a Copa do Mundo FIFA de 1994 onde após fazer uma boa fase de grupos a Bélgica de Preud'Homme foi eliminada nos 1/8 de final pela poderosa Alemanha. Apesar disso ele veio mesmo a conquistar o Troféu Lev Yashin de melhor guarda-redes.

Despedida das Balizas

Preud'Homme retirou-se do mundo do futebol em 1999, com 40 anos de idade numa partida amigável contra o FC Bayern Munique onde foi substituido por Carlos Bossio. Os 80.000 adeptos que enchiam o Estádio da Luz alhearam-se do jogo que prosseguia para aplaudir de pé e aclamar Preud'Homme, enquanto ele deu uma volta gloriosa ao estádio com a sua mulher e filhos. Era o fim de uma grande carreira.

O depois

Ainda no SL Benfica Preud'Homme assumiu a convite do Presidente João Vale e Azevedo, o cargo de Director de Relações Internacionais do clube. Em 2000 partiu de novo para o Standard Liège, clube do coração onde desempenhou o cargo de treinador e director derportivo. Actualmente é treinador do Standard Liège, onde em Agosto de 2006, substituiu Johan Boskamp. Conduziu a equipe ao título na edição de 2007/08 do campeonato belga, encerrando um jejum de 25 anos do Standard (e de uma equipe da Valônia, a parte francófona e menos desenvolvida da Bélgica) no torneio.


Informação retirada de Wikipedia

4 jogaram limpo:

dioprt disse...

Faltam-lhe os titulos.

Miki disse...

Faltaram mesmo. Títulos que não fariam dele melhor Guarda-Redes. Teve o azar de passar pela Luz na pior altura da história do clube.

PS: lembro que foi considerado pela UEFA o melhor GR da Europa e pela FIFA o melhor do mundo em 94. Esteve também no TOP10 durante 10 anos consecutivos...

E não te preocupes que o Baía também vai surgir nestes posts ;)

Marco A. disse...

Dos melhores guarda redes que me lembro ver jogar, eram um senhor na baliza.

dioprt disse...

Não questiono a qualidade do jogador. Aliás, aceito perfeitamente uma comparação entre ele e o Baía, algo que nem por sombras com o Ricardo.