segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ele vive...

Conclui-se perante o modesto Cinfães a 8ª vitória consecutiva do FC Porto.

1) Esta frase por si só pouco mais seria que normal. Mas não é o caso. Na verdade estas são provavelmente as 8 mais importantes vitórias do passado mais recente do FCP. Não vou perder tempo com as saidas da equipa, nem com as entradas directas no 11, os sub-rendimentos de certas pedras, e valor dúbio de outras tantas. Isso já está mais que analisado.

Prefiro falar sobre esta capacidade repetida e inimitável de regeneração deste clube. Acabei de ver a apresentação do Terminater 4, a estrear no 1º semestre de 2009 (falta muito?), e recordei-me daquelas cenas típicas da ficção cientifica em que um ser qualquer é cravado de balas e o seu organismo se consegue auto-regenerar de forma fantástica. Assim é também o FCP.

Foram várias as alturas em que para gáudio da nação futebolística o clube se parecia precipitar para uma direcção estranha, onde normalmente não está, mas estão outros. Passando pelos tempos do Óctavio, à saída do Mourinho, o desmantelar das equipas Campeãs Europeias, os 3 treinadores em 04/05, por algumas vezes (não muitas) houveram tiros que feriram...mas não mataram. Assim foram também as 3 derrotas seguidas deste inicio de época. Feriram e doeram muito, mas este corpo em forma de clube regenerou-se. Vive, e quer viver mais e com mais força.

2) Jesualdo Ferreira dizia à dias que esta época lhe está a dar um gozo especial. Pois é normal. Conseguiu resistir a todas as criticas, às de fora e às de dentro. Conseguiu sem tempo, sem espaço, recuperar parte daquilo que foi perdido. Mantém intactas todas as aspirações da época, mas falta terminar o serviço.

Fica o registo de um treinador que não é brilhante, não re-inventa o futebol. Mas é sério e trabalhador, e faz em todos os momentos aquilo que sente ser melhor para um clube e para uma equipa, que como ele disse, tem muito por onde crescer e da qual, também eu, espero muitas alegrias.

3) Quarta-feira joga-se o importantíssimo Estrela x FC Porto, jogo que pode colocar os Dragões a 2 pontos da liderança, pressionando o slb, e deixando a equipa de Lisboa sem margem de manobra para qualquer mínimo percalço. Uma vitória será boa para observar até que ponto uma equipa com alguma qualidade, mas sem ser regular, consegue resistir a pressão de ter o Tri-Campeão a morder-lhe os calmanhares.

2 jogaram limpo:

Marco A. disse...

Confesso que eu próprio cheguei a pensar que o Porto iria ter dificuldades em "sobreviver" até Dezembro (altura da reabertura do mercado), os problemas na equipa pareciam demasiados e sem solução à vista, vários contratados com dificuldade em impor-se, problemas sérios nas laterais da defesa, Lucho em défice físico, Lisandro em défice de golos embora este mantive-se sempre a mesma atitude forte, ect... mas tal de facto não veio a suceder-se, e o mérito disso tem de ser dado a Jesualdo e ao trabalho que mesmo tendo levado algum tempo a dar frutos nesta época acabou por resultar, ele não construiu uma equipa brilhante, mas agora ela está consistente, sabe o que quer e está disposta a lutar o que for preciso para o alcançar, neste momento passado o tormento do início de temporada aquele grupo encontra-se num visível processo de evolução, e se conseguir manter a regularidade actual prevejo-a desde já como a principal candidata ao título, mas ainda falta muito tempo, no entanto é claro agora que ao contrário do que inicialmente mostrou as perspectivas para este Porto voltam agora a ser as melhores.

nobigdeal disse...

"para gáudio da nação futebolística"

registei o fair-play ;)

cumps :)