terça-feira, 13 de janeiro de 2009

E agora, para um post mais sério

É um facto que o Benfica venceu frente ao Sp. Braga com um golo apontado em posição irregular. É também verdade que há um lance onde poderia ter sido assinalada grande penalidade (a percepção que eu tenho do lance é de que o avançado bracarense se deixa cair em cima de Luisão, mas aceitaria a marcação do penalty). Que fique também bem claro que não gosto de vencer assim e que o Benfica não mereceu vencer a partida.

No entanto, este tipo de lances acontece jornada após jornada, época após época, quer com o Benfica, Sporting ou FC Porto. E dão sempre muita polémica. Neste o Benfica foi beneficiado? Certo. Frente ao Nacional foi prejudicado? Sem dúvida. A ideia que fica é de que os árbitros em Portugal, falando de forma directa, sofrem de um mal chamado incompetência.

Agora não me venham com falsos moralismos queixar-se desta arbitragem porque beneficiou o Benfica quando outras prejudicam os encarnados. Ou quando aqueles que agora se queixam são beneficiados (sem nunca reclamarem, curiosamente).

Já as acusações de que o benefício terá sido propositado... Não quero acreditar nisso, como não quero acreditar que o inverso acontecerá. Acredito, no entanto, que há corrupção no futebol português, como aliás em todos os quadrantes da sociedade. Certo será também que, uns mais, outros menos, todos os clubes se envolvem em actos menos claros. Mas isso, infelizmente, já é um reflexo do mundo em que vivemos...


PS: espero que não entendam este último parágrafo como uma forma de dizer que "se houver no meu não faz mal, também há nos outros". Não é essa a intenção.

3 jogaram limpo:

Preciosa Soares disse...

Com o Nacional houve direito à indignação, com o Braga, é normal. Não me recordo de ver dois penaltys assinalados a slb ou scp no mesmo jogo. Contra o Porto, sem grande esforço de memória, recordo-me de dois jogos em que isso aconteceu. Houve ruído? Não. Se fosse com outros clubes....

Mas adiante, como diz o Mariano, mesmo tendo um penalty por assinalar, um golo invalidade, ou outra coisa qualquer, temos obrigação de ganhar o jogo. Agora tendo TODOS os lances duvidosos, e de influencia DIRECTA no resultado, como teve o Braga, é impossível ganhar um jogo, e dá todo o ar de ser propositado. Volto a repetir, não um lance nem dois, TODOS os lances duvidosos e de influencia directa (entre outros, que também houve) foram assinalados contra o Braga. Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

dioprt disse...

O comentário anterior é meu, não reparei que o computador que estava a utilizar tinha alguém com log in no google bloggers. Duh...

Miki disse...

"Agora tendo TODOS os lances duvidosos, e de influencia DIRECTA no resultado, como teve o Braga, é impossível ganhar um jogo, e dá todo o ar de ser propositado. Volto a repetir, não um lance nem dois, TODOS os lances duvidosos e de influencia directa (entre outros, que também houve) foram assinalados contra o Braga. Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele."

E agora, Dio, foi propositado? Pela forma como pensas, dá todo o ar disso, não?