domingo, 1 de julho de 2007

GP de França: O Império Contra Ataca









A F1 voltou à Europa, e depois de três provas em que a McLaren mostrou não ter concorrente à altura, a Ferrari dominou de ponta a ponta, não só a corrida como todo o fim-de-semana onde regularmente se mostrou a equipa mais veloz nos treinos livres.

Apenas o estreante Lewis Hamilton parecia ter capacidade para fazer sombra aos carros de Maranelo, conseguindo a segunda posição na qualificação, mas logo na partida não conseguiria segurar esse lugar, deixando desde cedo na liderança a dupla de vermelho.

Logo partir dai Massa e Raikkonen seguiram para uma corrida á parte, dominando na integra a corrida e nunca deixando que outro piloto passa-se sequer esporadicamente pela liderança, disputando entre si a liderança deste GP que ficou decidida aquando das segundas nas boxes, onde o finlandês parando mais tarde que o seu companheiro aproveitou do melhor modo as voltas que antecederam a ida ás boxes para marcar voltas muito rápidas, que lhe permitiram sair na frente da prova após reabastecer e trocar de pneus. Dai para a frente apenas teve de gerir a sua vantagem nunca tendo sido atacado por Massa.

Lewis Hamilton que no inicio da prova ainda seguiu de perto o ritmo dos Ferrari, acabou por ser prejudicado por uma estranha estratégia de três paragens nas boxes, que acabaram por o deixar ficar a mais de 30 segundos dos lideres e podia ter mesmo colocado em causa o seu pódio, o seu companheiro Fernando Alonso não teve um fim de semana feliz, na qualificação sofreu de um problema mecânico que o atirou para a 10ª posição na grelha e em corrida apesar de muito ter lutado e até ter realizado algumas belas ultrapassagens (tão raras hoje em dia na F1), acabou por perder nas boxes os lugares ganhos em pista acabando apenas na 7ª posição final.

Uma nota para os BMW-Sauber que voltaram a realizar uma boa corrida terminando no 4º e 5º postos por Kubica e Heidfeld respectivamente.

A McLaren continua na liderança de ambos os campeonatos, mas a dobradinha de hoje da Ferrari vem mostrar que ainda haverá muita disputa pelos títulos até ao final do campeonato.

Esta prova marca a despedida de Magny Cours um circuito que há muito é o palco dos GP de França vai sair do Mundial e na próxima época a etapa gaulesa deverá realizar-se numa pista em Paris embora ainda não exista confirmação.


Confira o resultado final do GP da França de Fórmula 1, em Magny Cours:

1. Kimi Raikkonen (Ferrari) 1h30:54.200
2. Felipe Massa (Ferrari) + 2.414
3. Lewis Hamilton (McLaren) + 32.153
4. Robert Kubica (BMW-Sauber) + 41.727
5. Nick Heidfeld (BMW-Sauber) + 48.801
6. Giancarlo Fisichella (Renault) + 52.210
7. Fernando Alonso (McLaren) + 56.516
8. Jenson Button (Honda) + 58.885
9. Nico Rosberg (Williams) + 1:08.505
10. Ralf Schumacher ( Toyota) + 1 volta
11. Rubens Barrichello (Honda) + 1 volta
12. Mark Webber (Red Bull) + 1 volta
13. David Coulthard (Red Bull) + 1 volta
14. Alexander Wurz (Williams) + 1 volta
15. Heikki Kovalainen (Renault) + 1 volta
16. Takuma Sato (Super Aguri) + 2 voltas
17. Adrian Sutil (Spyker) + 2 voltas

Não completaram:

18 Scott Speed (Toro Rosso)
19 Christijan Albers (Spyker F1)
20 Anthony Davidson (Super Aguri F1)
21 Jarno Trulli (Toyota)
22 Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso)

0 jogaram limpo: