domingo, 30 de setembro de 2007

No dilúvio de Fuji, Lewis vence e fica à beira do título


Foi sob um autêntico dilúvio que Lewis Hamilton conquistou a sua quarta vitória da temporada, as condições na pista nipónica eram tão difíceis que a partida apenas se executou com safety car, e só após este ter realizado 17 voltas com todo o pelotão da F1 atrás de si.

Após a largada assistiu-se por um lado a um festival de piões e despistes que foi dado por praticamente todos os pilotos, e por outro a um festival do estreante Lewis Hamilton, que saindo da liderança dominou toda a prova com enorme autoritarismo não cometendo quaisquer erros mesmo numa pista tão alagada, enfim deu um autêntico recital de talento e frieza, conseguindo andar num ritmo mais elevado sem perder o controlo do seu carro naquelas condições.

Relativamente aos seus adversários Alonso acabou desistindo por acidente na volta 41, e os dois Ferraris enfrentaram uma corrida difícil depois de terem cometido a proeza de sair para a pista com pneus entremédios quando as condições de pista eram complicadas mesmo com pneus de chuva, ainda durante as primeiras voltas com o safety car os comissários prevenindo males maiores obrigaram ambos os carros da equipa de Maranello a vir ás boxes colocar pneumáticos de chuva, fazendo-os cair para o final do pelotão, depois ainda realizaram uma boa recuperação, tendo Raikkonen chegado mesmo ao lugar mais baixo do pódio, e Massa ao 6º posto.

Destaque também para Kovalainen que alcançou o seu primeiro pódio na F1, e para Sutil que conseguiu o seu primeiro nesta categoria ao ficar com o 8º posto após Luzi ter sido penalizado por ter realizado uma ultrapassagem com bandeiras amarelas, e convém lembrar que estes dois pilotos são estreantes na F1, tal como Lewis Hamilton.

Com este triunfo o jovem inglês fica com uma mão no troféu máximo, e só um cataclismo o poderá afastar dele.

Acabo esta crónica com uma citação de Ivan Capelli, um dos mais prestigiados cronistas de desportos motorizados no Brasil:

- O GP do Japão foi o grande momento da temporada de 2007. E desfez qualquer dúvida sobre o talento de Lewis Hamilton. O inglês abandonou hoje o complemento "fenómeno" para adoptar o "génio".

Final:

1 Lewis Hamilton (McLaren)
2 Heikki Kovalainen (Renault)
3 Kimi Raikkonen (Ferrari)
4 David Coulthard (Red Bull)
5 Giancarlo Fisichella (Renault)
6 Felipe Massa (Ferrari)
7 Robert Kubica (BMW Sauber)
8 Adrian Sutil (Spyker F1)
9 Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) *
10 Rubens Barrichello (Honda)
11 Jenson Button (Honda)
12 Sakon Yamamoto (Spyker F1)
13 Jarno Trulli (Toyota)

Não completaram:

14 Nick Heidfeld (BMW Sauber)
15 Takuma Sato (Super Aguri F1)
16 Ralf Schumacher (Toyota)
17 Anthony Davidson (Super Aguri F1)
18 Nico Rosberg (Williams)
19 Sebastian Vettel (Toro Rosso)
20 Mark Webber (Red Bull)
21 Fernando Alonso (McLaren)
22 Alexander Wurz (Williams)

* após penalização

0 jogaram limpo: