segunda-feira, 27 de agosto de 2007

No primeiro clássico da Liga, o Porto leva a melhor sobre o Sporting


Foi um estádio do Dragão repleto que recebeu ontem o primeiro clássico da 1ª Liga.

O Porto entrou dominador, assumiu o controlo do meio campo, e exerceu uma grande pressão sobre o Sporting, tendo criado algumas situações de perigo, como uma bola à barra de Quaresma após a conversão de um livre directo por este, e um contra ataque que levou o esférico a saltitar bem perto da linha de golo da baliza de Stojkovic.

Só no quarto de hora final do primeiro tempo os leões foram capazes de sacudir a pressão, equilibrando as operações, mas não conseguindo incomodar Helton.

O segundo período começou com uma toada mais rápida de ambas as formações, o jogo tornava-se agora mais interessante e assistiam-se a situações de parada e resposta, até que pouco depois se deu o lance que decidiria o destino do desafio.

Stojokovik cometeu a borrada do encontro, ao agarrar uma bola que lhe havia sido atrasada por um companheiro, ainda por cima quando dispôs de todo o tempo do mundo para despachar o esférico com os pés, na marcação do livre indirecto bem perto da linha de baliza, Raul Meireles aproveitou da melhor forma e conseguiu rematar para o fundo das malhas, atravessando uma floresta de jogadores.

O Sporting tentou responder, mas encontrou sempre pela frente um adversário muito bem organizado, e só quando nos últimos 15 minutos Paulo Bento decidiu arriscar tudo, tirando os dois laterais para introduzir um médio e um avançado, alterando inclusive o esquema de jogo, a pressão leonina se tornou mais intensa, ainda assim foi só já bem perto do final que a formação verde e branca criou a sua grande oportunidade, quando Derlei solto pela direita rematou para uma intervenção menos conseguída de Helton.

No final o resultado é justo, venceu quem mais fez por isso, o Porto atacou mais e criou mais oportunidades de golo, e dessa forma o triunfo assenta-lhe bem numa partida bem disputada que se acabou por decidir no aproveitamento de um erro, como ocorre com regularidade neste tipo de embates.

0 jogaram limpo: