segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Primeiro derby da temporada


Na última partida do Torneio Internacional do Guadiana estava marcado o primeiro derby da temporada, opondo o Benfica ao Sporting num encontro que iria decidir o vencedor da competição.

O Benfica entrou melhor na partida, mais pressionante sobre o adversário, roubava com alguma frequência a bola a este para depois lançar os seus ataques, embora sem criar grandes lances de perigo, o Sporting começou a responder a partir dos 10 minutos, mas também sem levar perigo à baliza de Quim.

O primeiro lance de golo eminente ocorreu à passagem dos 21 minutos, quando Bergessio no interior da área verde e branca desfere um remate enrolado mas bem puxado ao poste direito da baliza de Stojkovic, obrigando o guardião servio a esticar-se todo para desviar a bola, logo no seguimento seria a vez de ser o Sporting a estar perto do golo, com uma boa arrancada de Pedro Silva pelo flanco direito que terminou num remate que ainda fora desviado por um defesa encarnado quase traindo Quim, mas o esférico saiu pela linha final.

Até ao intervalo o desafio seguiu numa toada de equilíbrio com destaque para mais alguns lances, uma boa defesa a remate de Izmailov embora o lance já tivesse sido interrompido por fora de jogo, um forte remate de
Bergessio que saiu pouco por cima da baliza leonina, e já perto do intervalo uma bomba de Ronny na marcação de um livre directo a obrigar Quim a uma intervenção difícil.

No recomeço foi o Sporting a entrar melhor, conseguindo jogar mais tempo no meio campo encarnado, mas fora o Benfica a criar o primeiro lance de golo, com Bergessio mais uma vez a receber um cruzamento para a área, a ganhar o confronto com os centrais leoninos e a rematar para uma grande defesa de Stojkovic.

O jogo entrava agora numa fase de alguma apatia, com a disputa a realizar-se principalmente a meio campo, e embora intensa e por vezes até algo dura, ocorria normalmente longe de qualquer uma das balizas não sendo criados assim lances de apuro para qualquer um dos dois guardiões presentes no interior da quatro linhas. Isto até que aos 79 minutos o golo do Benfica surgia como uma pedrada no charco, Manuel Fernandes cobrava um livre para a área verde e branca e David Luiz entrou muito de cabeça, desviando para a baliza sem hipóteses para o guarda redes.

O marcador estava inaugurado, o Sporting ainda tentou responder mas fe-lo sem organização, não criando assim grandes dificuldades aos encarnados para segurar a vantagem até ao final.

Foi uma partida de grande equilíbrio com momentos de disputa bastante intensa e ritmo forte, o que demonstra que ambos os conjuntos apresentam pelo menos já nesta altura uma razoável capacidade física, o resultado mais acertado dado o equilíbrio que se registou seria o empate, a vitória a acontecer poderia cair para qualquer um dos lados, caiu para o Benfica portanto aceita-se.

Relativamente a destaques individuais, para os encarnados eles vão para Bergessio entre os reforços, sempre muito lutador, e para Manuel Fernandes o seu melhor elemento em campo, já do lado do Sporting, o guardião
Stojkovic demonstra uma grande elasticidade, e Miguel Veloso foi o pendolo do meio campo, conseguindo estar quase em todo lado.

2 jogaram limpo:

Miki disse...

Eu destacaria também o David Luiz, não só pelo golo marcado, mas também pela segurança defensiva que transmitiu à equipa e pela capacidade que tem de sair com a bola no pé para apoiar o ataque...

De resto, acho que o Benfica mostra ainda pouco ritmo e pouco entrosamento, tendo em conta a proximidade da pré eliminatória da Champions. Mas também, com o engenheiro no banco, não espero muito mais do que isto...

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).